S. Bárbara recebe prêmio pelo tratamento da Hanseníase


O Município de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Amdic (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), órgão vinculado a Secretaria de Saúde, recebeu na última segunda-feira (17) prêmio pelo “desempenho dos indicadores de avaliação da endema hansênica”, tendo atingido a Meta de Eliminação da Hanseníase como um problema de Saúde Pública em dezembro de 2014. A premiação foi concedida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP), no Programa Estadual de Hanseníase, aos municípios que atingiram 100% de cura dos casos diagnosticados da doença no último ano.

 

Em Santa Bárbara, o Amdic é responsável pelo diagnostico, tratamento e acompanhamento da doença. O setor conta com equipe multidisciplinar, composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem, médico dermatologista, médico infectologista e farmacêutica, que fazem o acompanhamento e o tratamento dos casos diagnosticados.

 

“Em geral os pacientes são bastante assíduos ao tratamento, devido à excelente atuação da equipe técnica responsável pelo tratamento supervisionado, que é quando se observa e monitora o paciente ao tomar a medicação. Estas ações geralmente são realizadas pelas técnicas de enfermagem e pela farmacêutica responsável, que fazem um acompanhamento criterioso dessa rotina”, destacou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ivan Luis Carpim.

 

A Hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. Pode atingir homens e mulheres, adultos ou crianças e é transmitida entre pessoas pela respiração. Mas tem tratamento e cura. Para evitar a transmissão e agravamento, basta iniciá-lo.

 

Sinais e sintomas:

 

Manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas (com diminuição da sensibilidade); Dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos. Caso a pessoa ou alguém próximo apresente esses sinais e sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. O tratamento é gratuito.

 

Prêmio

 

Este foi o segundo prêmio recebido pelo município este ano em reconhecimento as ações do Amdic. Em abril, o setor foi premiado pela “cobertura de teste de HIV para os casos de tuberculose – 2015”. Na ocasião a premiação foi concedida pela Secretaria de Estado da Saúde no Programa de Controle da Tuberculose aos municípios que realizaram a cobertura de pacientes com diagnóstico de Tuberculose que fizeram testagem para HIV.

 

O Amdic

 

O Amdic está localizado à Avenida Sábato Ronsini, 203, na Vila Linópolis. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo 3454-8466.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas