S. Bárbara recebe do MEC “Selo de Município Livre de Analfabetismo”

Santa Bárbara d’Oeste recebeu o Selo de Município Livre de Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O título, emitido a apenas 207 das 5,5 mil cidades brasileiras, é outorgado aos municípios que atingiram índice igual ou superior a 96% de alfabetização. De acordo com o MEC, a concessão do selo está prevista no Decreto 6.093, de 24 de abril de 2007, que prevê a universalização da alfabetização de jovens e adultos com 15 anos ou mais. No Estado, dos 645 municípios existentes, Santa Bárbara está entre os 39 que receberam o título.

A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, enfatizou que o governo do prefeito Denis Andia sempre se empenhou em relação à alfabetização de nossa população na idade certa. “Temos a proposta do trabalho e formação contínua de seus professores a fim de propiciar aos mesmos instrumentos de trabalho quem auxiliam no processo de aprendizagem das crianças, jovens e adultos”, disse.

Os educadores envolvidos no programa percorrem diversos bairros do município para saber da necessidade de cada aluno, segundo Tânia. “O selo é o reconhecimento do trabalho dos professores. Eles trabalham arduamente para que todos tenham a oportunidade de ler e escrever e, assim, descobrir o mundo” completou a secretária.

A Administração Municipal mantém o Programa Brasil Alfabetizado, por meio da Coordenação da EJA (Educação de Jovens e Adultos), e também aos trabalhos dos professores, com o grande núcleo para alfabetização, localizado na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil)  “Antonia Dagmar Rosolen”, na Vila Sartori.

EJA

Sobre o EJA, as matrículas são feitas diretamente nessas escolas, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Podem se inscrever pessoas a partir dos 15 anos que queiram voltar a estudar. No curso do EJA, que tem duração de dois anos, os alunos passam por um processo de alfabetização com professores da rede municipal de ensino.

São disponibilizados pela Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, de forma gratuita, transporte e todo o material de ensino. Trata-se do curso de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Mais informações pelo telefone 3464.9441. Para cursar as demais anos, os interessados devem entrar em contato com a Diretoria de Ensino de Americana, no telefone: 3471-6100.

Selo

O certificado se divide em: Bom Desenvolvimento Educacional, para estados e municípios com Ideb superior ou igual a cinco e inferior a seis e Ótimo Desenvolvimento Educacional para aqueles que tenham Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) igual ou superior a seis. O objetivo é apresentar os sistemas educacionais de excelência para que sirvam de inspiração para os municípios com baixos índices. Os sistemas terão que atingir metas de qualidade para que nos próximos 15 anos o Brasil alcance nota seis no Ideb. A educação básica brasileira tem hoje uma média aproximada de quatro pontos – numa escala que vai de zero a dez, e leva em conta o rendimento dos alunos, a taxa de repetência e a evasão escolar.

Foto: EJA/Arquivo

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas