S. Bárbara promove Semana da Saúde Bucal

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promove a partir desta terça-feira (28) a Semana da Saúde Bucal. As atividades seguem até quinta-feira (30) com diversas ações alusivas ao tema e ao “Dia do Dentista”, comemorado no último sábado (25). Os eventos são coordenados pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Saúde Bucal, com apoio do DAE (Departamento de Água e Esgoto), secretarias de Governo, de Cultura e Turismo e de Educação, além da Câmara Municipal.

 

O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde bucal, por meio de ações de promoção à saúde. A programação de eventos contará com apresentações teatrais, exposição de trabalhos escolares, realização de exames preventivos ao câncer bucal, entrega de folders orientativos nas unidades escolares e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, além de uma capacitação sobre doenças bucais mais comuns de acordo com a faixa etária para agentes comunitários de saúde.

 

Segundo a coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro, as ações são importantes para informar a população sobre os trabalhos de Saúde Bucal realizados no município. “Além da assistência, a Saúde Bucal realiza diversas ações ao longo do ano, com grande foco nas áreas de promoção e prevenção. Esse trabalho visa às atividades preventivas, com destaque para as ações educativas realizadas nas unidades escolares do município, um dos nossos principais pontos de atenção”, destacou.

 

O cirurgião dentista e especialista em Saúde Coletiva, Dr. José Luis Andia, destacou a importância do trabalho que é feito com as crianças e adolescentes. “Prevenção, Promoção e Educação em Saúde Bucal na escola implicam necessariamente em motivação e engajamento da comunidade. Quanto mais conseguirmos envolver pais, professores e alunos, mais efetividade e resultados satisfatórios iremos alcançar. A atitude preventiva não surge da noite para o dia, é uma transformação positiva nos hábitos diários, nosso objetivo é criar uma geração de pessoas com hábitos saudáveis, diminuindo assim a nossa postura de consumidores de tratamentos curativos”, completou.

 

Programação

 

28 de outubro, às 10 horas – Abertura da semana com apresentação teatral e exposição de trabalhos escolares no Museu da Água.

28 de outubro – Realização de exames preventivos ao câncer de boca em casas de repouso e no Asilo São Vicente de Paulo.

29 de outubro – Realização de exames preventivos ao câncer de boca em casas de repouso e no Asilo São Vicente de Paulo.

28 a 30 de outubro – Exposição de trabalhos escolares na Câmara Municipal e na Secretaria de Educação.

28 a 30 de outubro – Entrega de folders orientativos nas unidades escolares e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

30 de outubro, às 8 horas – Capacitação sobre doenças bucais mais comuns de acordo com a faixa etária, para agentes comunitários de saúde, no CEO.

 

Foto: Arquivo

Comentários

Notícias relacionadas