S. Bárbara é a campeã de público na Virada Cultural Paulista 2014

S. Bárbara registrou maior público da Virada Cultural Paulista 2014, segundo números divulgados nesta terça-feira (3) pelaSecretaria de Estado da Cultura. Nas 24 horas entre os dias 31 de maio e 1º de junho, 115 mil pessoas passaram pelos seis pontos culturais onde o evento foi realizado. O número corresponde a soma do público presente a cada atração oferecida. Os dados foram coletados por representes da Secretaria de Estado da Cultura, cruzados com informações fornecidas pelas Prefeituras e confrontados, ainda, com registro fotográfico do público realizado durante as apresentações. Nas atividades realizadas em palcos internos, a contagem foi feita a partir do número de ingressos distribuídos. O município contou com 50 atrações de música, teatro, dança, stand up comedy e apresentações de artistas locais em diferentes pontos da cidade.

 

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, ressaltou que os locais estavam bem preparados e o público compareceu e a combinação de atrações do Estado com as locais caiu no gosto das pessoas. Ele agradeceu todos os envolvidos. “O fato de Santa Bárbara ser a cidade com maior público entre todas do interior que receberam a Virada Cultural celebra o esforço e a dedicação de todos os funcionários da Prefeitura que trabalharam para que o evento transcorresse com o sucesso que foi essa edição”, comentou.

 

“A grande realização da Virada Cultural Paulista é oferecer a um público muito diversificado uma grande variedade de atividades artísticas gratuitas, de forma a facilitar o contato das pessoas com linguagens diferentes e assim despertar o interesse pelas variadas manifestações culturais. Por isso a programação alia o novo ao já consagrado; o erudito ao popular. Tudo isso com o estímulo à presença no espaço urbano e nos espaços municipais dedicados à arte, como teatros e centros culturais, pois a Virada também tem essa dimensão de promoção da cidadania”, avaliou o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.

 

O evento reuniu na cidade artistas conhecidos como Bruna Caram, Os Opalas e Rashid, entre outros, além da atração internacional Tusq, a tradição da viola caipira de Almir Sater e o agito da banda oitentista de rock Ira!. Os artistas barbarenses mostraram seu talento na noite do rock e manhã sertaneja na Estação Cultural, contação de histórias e peças teatrais, exposições e oficinas. A Virada contou com 49 atrações, sendo 30 oferecidas pela Prefeitura e 19 oferecidas pelo Estado. Todos os pontos do evento contaram com ampla estrutura de segurança, envolvendo homens e viaturas da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, contando com mais 80 policiais do efetivo da Força Tática e Rocam, além de base móvel.

Entidades assistenciais também estavam envolvidas na Virada no Centro Social Urbano. Barracas de pastéis da tradicional Feira Livre comercializaram seus produtos na Estação Cultural na madrugada, além dos estabelecimentos parceiros que funcionaram durante toda a iniciativa. Os ônibus da Nova Via, empresa responsável pelo transporte coletivo municipal, também realizaram um horário especial para a população aproveitar toda a programação.

 

Realizada em 28 cidades e pela primeira vez em dois fins de semana, a Virada Cultural Paulista 2014 terminou no domingo (1º) à noite com balanço positivo de participação do público em quase 1.000 atividades culturais gratuitas, em várias linguagens artísticas, oferecidas pelo Governo do Estado de São Paulo e Prefeituras locais. A Virada teve a parceria do Sesc-SP e do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e execução da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

 

Uma novidade este ano foi a exibição de curtas-metragens selecionados pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) nos telões dos palcos principais, entre os shows. Com a parceria da Fábrica de Aplicativos e do Catraca Livre, a Virada Cultural Paulista teve este ano um aplicativo que disponibilizou toda a programação do evento em telefones celulares.

 

Fotos: Dennis Moraes

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas