S.Bárbara amplia em 19% o descarte correto de pneus

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste registrou crescimento de 19% no descarte correto de pneus em um ano. Em 2016 foram recolhidas 283 toneladas, contra 238 toneladas em 2015. Já em 2017, nos primeiros quatro meses, já foram coletadas 43 toneladas. Os pneus são recolhidos por fabricantes e comerciantes que promovem a logística reversa, possibilitada por ações da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste.

 

“O descarte correto de pneus evita grave problema ambiental, com possível contaminação do ar, solo e lençol freático, além de problemas de saúde. A administração do prefeito Denis Andia trabalha em ações contínuas para conscientizar a população a descartar os resíduos corretamente, promovendo oficinas, coleta seletiva, pontos de descarte ativo e se organizando para facilitar o trabalho dos fabricantes responsáveis pelo descarte de materiais específicos, como os pneus. O aumento da coleta de pneus, pilhas e outros resíduos, reflete o saldo positivo deste conjunto de ações”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

 

Desde maio do ano passado, a Prefeitura oferece ponto de coleta fixa no Aterro Sanitário Municipal, substituindo a coleta mensal realizada nos estabelecimentos cadastrados. Borracheiros, mecânicos, bicicletarias e demais geradores de pneus descartam o material sem ter que estocar em seus estabelecimentos comerciais, evitando risco de se tornarem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de liberarem espaço para realizar os serviços.

 

Os comerciantes interessados em utilizar o ponto fixo, devem se cadastrar na Secretaria do Meio Ambiente por meio do telefone 3464.9010. A coleta é realizada por meio de carreta fixa no Aterro Municipal, localizado na Estrada dos Italianos, 1.800, no Santa Fé, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e das 13 às 18 horas.

 

Pilhas

 

No começo do mês a Prefeitura encaminhou 60 quilos de pilhas e baterias aos fabricantes e comerciantes para promoverem o tratamento adequado. O material foi depositado pela população em sete pontos fixos na cidade, que estão disponíveis na Prefeitura Municipal, no DAE (Departamento de Água e Esgoto), na Secretaria de Meio Ambiente, na Secretaria de Educação, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), na Administração Regional do Jardim Europa e no Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Assad Sallum.

Comentários

Notícias relacionadas