Ritmos nacionais animam roda de capoeira na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste

Exibição será no dia 08 de junho, a partir das 10h, com apresentações de maracatu, afro axé, capoeira e samba de roda

 

No próximo domingo, dia 08 de junho, a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste recebe o Contra Mestre Motta e seus alunos para mais uma edição da roda de capoeira. O evento está marcado para as 10h com entrada gratuita e terá apresentações de diversos ritmos brasileiros, como o maracatu, afro axé e samba de roda.

 

Motta será auxiliado pelos alunos da oficina de capoeira, que está sendo realizada na própria Estação Cultural desde o dia 22 de março. Mas não serão só eles os responsáveis pela dança e percussão. Os instrutores Ronaldo, que é Contra Mestre da Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro; Marcel, da ONG Arte de Vencer e Mestre Gavião, do Grupo África, também vão mostrar ao público movimentos e sons típicos de cada ritmo, além símbolos da cultura diversificada que existe no Brasil.

 

Segundo Motta, a roda de capoeira, que acontece uma vez por mês na Estação, é um instrumento importante de inserção social em Santa Bárbara d’Oeste. “Durante as apresentações, observo uma integração legal entre os participantes. Essa harmonia mostra que somos todos iguais, independente de classe social, e que ações como esta retiram os jovens da rua e ajudam a formar cidadãos de bem”, explica.

 

Feliz pelo aumento de público nas últimas edições, o Contra Mestre afirma que a cultura popular brasileira é rica e merece ser divulgada em todas as regiões do país. “Muitas pessoas ainda não tem acesso à cultura nacional. Portanto, é imprescindível que eventos como este aconteçam para destruir preconceitos e promover a interação de tradições diferentes”, conclui.

 

Depois de ter sofrido preconceitos no passado, a prática da capoeira foi  reconhecida, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico  Nacional (Iphan) e pelo Ministério da Cultural como patrimônio imaterial da Cultura Brasileira, assim como o samba de roda, o frevo e o bumba-meu-boi, do Maranhão.

 

A Estação Cultural fica na Av. Tiradentes, 2, no Centro de Santa Bárbara. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3455-4830.

Comentários

Notícias relacionadas