Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Reunião do Parlamento Regional acontece em Limeira


Fechamento da Oficina Cultural foi abordado na sessão

A reunião de encerramento dos trabalhos de 2016 do Parlamento Regional de Piracicaba (PRAUP) aconteceu no Plenário Vereador Vitório Bortolan, nesta sexta-feira, 2. Dentre os assuntos discutidos o de maior destaque foi o fechamento das Oficinas Culturais.

Na oportunidade os vereadores aprovaram uma Moção de Apelo ao Governo do Estado e um requerimento, documentos de autoria dos vereadores José Farid Zaine (PR) e Dr. Júlio (DEM), respectivamente, sobre o fechamento da Oficina Cultural “Carlos Gomes”, que funciona em Limeira há 20 anos. Como Farid não integra o PRAUP, o documento foi protocolado por Nilton Santos (PRB).

A artista plástica Lea Moraes, que acompanhava a sessão junto com outros frequentadores da Oficina Cultural, apresentou um breve histórico do trabalho desenvolvido em Limeira e cidades da região. “Entre os projetos, apresentamos exposições, espetáculos, festivais, oficinas, enfim, muito trabalho. Este ano, por exemplo, realizamos 85 atividades e alcançamos 2035 pessoas em 22 municípios. Este projeto é de formação de vida. Não aceitamos o argumento do Estado pelo corte de verba já que a Oficina em Limeira, que atende 22 cidades, trabalha com quatro funcionários e uma verba”, explicou Lea. “O apelo é que os senhores ajudem o nosso projeto. Somos pessoas empenhadas e desenvolvemos o nosso trabalho de forma exemplar e, qualquer mudança a ser feita na oficina, que seja com ela em funcionamento, sem interrupção”, pontuou.

“O fim da Oficinal Cultural vai afetar cerca de 70 cidades da região. Estes artistas desenvolvem um trabalho relevante para a sociedade, para nossa juventude e precisamos apoiar pela continuação da Oficina”, destacou o vereador Farid.

Os vereadores presentes destacaram em suas falas a importância de valorizar as atividades culturais, os projetos que já funcionam. “Esse momento é de urgência, precisamos nos unir e não deixar extinguir o projeto. Por meio da cultura, das atividades oferecidas pela oficina, acolhemos nossas crianças e adolescentes”, pontuou Dr. Júlio.

“Parabenizo a equipe da cultura que está na luta pela permanência da oficina cultural. Não desistam”, destacou Nilton Santos.

Por sugestão da vereadora Erika Tank (PR), todas as câmaras que participam do PRAUP vão encaminhar ao Governo do Estado cópia da Moção de Apelo pela permanência da Oficina Cultural.

Também nesta sessão foi aprovada nesta sessão uma Moção de Aplausos de autoria do Dr. Júlio pela inauguração de uma nova unidade do SESI em Limeira. E uma Moção de Apelo ao Governo do Estado pelo Hospital Regional de Piracicaba, que já está pronto, porém, segue inativo. “Este hospital é de fundamental importância para nós, precisamos deste hospital em funcionamento”, pediu o vereador José Antônio Fernandes Paiva (Piracicaba).

Segurança

O Tenente Coronel Claúdio Roberto Sorg, 36º Batalhão da Polícia Militar do Interior participou da reunião e se colocou à disposição dos vereadores para tratar de assuntos referentes `a segurança pública. “Percebemos que há sintonia e integração entre as polícias mas é preciso fazer um ajuste aproximar as forças. Estamos à disposição”.

“Para a próxima legislatura desejo que o Parlamento esteja mais forte e peço a ajuda dos senhores para continuarmos nesta luta por nossa região”, destacou Nilton Santos.

A sessão foi presidida por Pedro Marcelo Franco de Moraes, Pedrão do Noé (Iracemápolis) e contou com a presença dos vereadores das cidades de  Piracicaba, Leme, Cordeirópolis, Charqueada, Águas de São Pedro, São Pedro.

 

Parlamento Regional
O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba contempla 23 cidades: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, São Pedro e Santa Maria da Serra, que são representadas por seus vereadores e presidentes das Câmaras Municipais.

 

A proposta do Parlamento é discutir demandas em comum da região, atuar em conjunto na busca por melhorias, investimentos.

Comentários

Dennis Moraes