18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quantas horas por dia usar o alinhador?

Compartilhe essa notícia!

A tecnologia envolvendo o mundo da odontologia segue avançando e conhecendo novos métodos de tratar os pacientes de forma cada vez mais eficaz, indolor e também menos assustadora.

Nesse caso devemos dar ênfase ao assustador, uma vez que existem muitas pessoas que têm pavor de ir ao dentista, e muito disso vem de traumas desde criança. Temos que admitir que por mais que o dentista que leva seu trabalho a sério monte um consultório bonitinho, cheio de vida, um lugar onde as pessoas têm os dentes cutucados com coisas pontiagudas, brocas e tudo mais, é um pouco intimidador.

Principalmente para os mais novos, que acabam ficando com mais medo que o normal. Mas ao mesmo tempo, sabemos quão necessário é ir ao dentista periodicamente para termos certeza de que nossos dentes estão inteiros, limpos e saudáveis.

E certamente uma das coisas que todos fogem, é da ideia de colocar um aparelho. Usar aparelho nunca foi fácil, e quem passou por isso sabe muito bem toda a dor de cabeça que foi ter isso ao longo de sua vida.  

Comer era muito difícil, higienizar o aparelho depois de comer, então nem se fala. Além disso, também tem as dores que um aparelho pode causar, o incômodo, e a parte estética que talvez seja até o maior problema de todos. 

Dito isso tudo, sabemos que aparelhos são úteis, mas eles certamente não são os favoritos de ninguém. Mas é justamente por conta disso que existem os alinhadores. Os alinhadores são dispositivos que usamos nos dentes, e que tem uma função parecida com a do aparelho

O lado bom é que eles fazem o mesmo trabalho de uma forma menos invasiva. Os alinhadores se parecem muito com um protetor de boca, com a diferença de que é mais fininho e mais discreto, tão transparente que mal é notado na boca de alguém.

Existem várias marcas de alinhadores, com o aparelho Invisalign sendo um dos mais populares de todos, sendo recomendado por todos os dentistas. E melhor ainda que com ele você não precisa mexer em todos os dentes ao mesmo tempo, esse tipo de dispositivo pode servir para poucos e específicos dentes, ou até muitos como o aparelho tradicional, tudo dependendo da necessidade. 

Mas será mesmo que esse aparelho é seguro? Será que ele dá certo? E se as duas perguntas anteriores forem sim, quanto tempo é permitido ficar com ele na boca? Essas são dúvidas bem comuns que as pessoas têm.

Temos que lembrar que diferente do aparelho odontológico, o alinhador ainda não caiu nas graças populares, ele ainda não é algo tão popular, e como o aparelho é algo muito antigo, praticamente todo mundo conhece. 

E hoje estamos aqui justamente para responder a essas questões. Vamos falar sobre quantas horas por dia uma pessoa pode usar um alinhador, e se ele realmente é tão eficaz quanto se faz acreditar. 

 

A grande vantagem do alinhador

 

O alinhador tem uma grande vantagem em relação aos aparelhos convencionais, que é o fato de você poder retirar ele sempre que necessário, isso o torna mais dinâmico, e ajuda em vários momentos cruciais do seu dia.

Um bom exemplo disso é na hora de se alimentar. O recomendado é que você de fato o retire sempre que você vai se alimentar, já que se alimentar com ele o deixaria todo sujo, e o ideal não é ter que limpá-lo de gordura e restos de comida.

O recomendado é que você tire-o para comer, faça uma refeição, e depois na sequência, faça a sua higiene bucal como sempre, com escova, fio dental e bochecho, e depois disso, com os dentes limpos, você coloque de volta o alinhador

 

Mas quantas horas ele pode ser usado?

 

Agora que você já sabe que ele sai, você provavelmente está se perguntando se existe algum outro momento do dia que você deve tirá-lo. Algumas pessoas podem achar que ele deve ser retirado antes de dormir, por exemplo, a resposta é que não. Na verdade, ele só deve ser retirado para fazer as coisas citadas acima.

Do resto, ele pode permanecer normalmente na sua boca, o que vai ajudar a acelerar o tratamento. Isso significa que os dentistas recomendam cerca de 22 a 23 horas por dia usando o alinhador.  

Não existe qualquer risco para saúde em ficar esse tempo todo com o alinhador, ele não solta qualquer tipo de substância, e enquanto você dorme, ele continua fazendo com que o tratamento funcione.

Em resumo, o alinhador traz muitas vantagens em relação ao aparelho odontológico tradicional, e por isso é extremamente recomendado por todos os dentistas. É um tratamento muito bom para quem não quer ter que ficar com algo na boca que comprometa a autoestima, principalmente por ser quase invisível para quem vê de longe. Um ótimo aparelho para a saúde dos seus dentes. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!