23 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Para que serve o laser nos dentes?

Compartilhe essa notícia!

Se você já esteve em um consultório odontológico em busca de dentes mais bonitos, você pode ter se deparado com diversos tipos de tratamento possíveis, mas sem sombra de dúvida o que mais se destaca é de fato o tratamento a laser.

Esse tratamento vem crescendo no mundo, e cada vez mais e mais pessoas tem usado ele para clarear os dentes, mas também para tratar alguns males que seus dentes possuem. A verdade é que existe tratamento a laser para mais de um só mal, tamanho é a utilidade dessa tecnologia.

Mas nem todo mundo sabe para quais tratamentos. Todo mundo já ouviu falar de alguém que fez algum tipo de tratamento a laser nos dentes, mas pode não saber exatamente para que, o que é uma dúvida bem comum de se ter.

Hoje o que está na moda são as lentes nos dentes, algo que acabou ganhando destaque na mídia por conta de muitas pessoas famosas fazerem, e ficarem com os dentes tão brancos que quase não parece de verdade. 

Esse é um tratamento válido para quando você quer dentes realmente bem claros, mas é uma questão de pura estética, enquanto que o laser tem propriedades que realmente podem ajudar na saúde dos dentes.

E hoje nós vamos falar sobre isso. Hoje nós vamos falar um pouco sobre esse assunto e explicar para que serve o laser nos dentes, para quais tratamentos é utilizado e como isso pode ajudar o paciente. 

Clareamento a laser

Primeiro vamos falar da utilidade mais conhecida do laser nos dentes, o clareamento. Ele é um processo no mínimo curioso para os dentes. Ele é super recomendado para as pessoas que por conta de uma cor diferente do branco nos dentes, acaba tendo pouca autoestima e tem medo de sorrir.

O procedimento é bem simples, o profissional vai aplicar um produto nos dentes do paciente, o chamado agentes clarificantes, e vai esperar um pouco para ele fazer efeito. Na sequência ele vai isolar os dentes, tapando qualquer gengiva exposta.

Isso acontece porque o que vem a seguir é o laser, que não pode entrar em contato direto com a gengiva, mas entra em contato direto com os dentes com seus produtos aplicados, o que faz com que ele deixe os dentes mais brancos. Geralmente isso é feito aos poucos, e aos poucos os entes vão ficando mais brancos.  

Combate a cáries

Mas o clareamento é só a ponta do iceberg aqui, uma vez que na tecnologia de hoje existem diversos tipos de tratamento que podem ser feitos a laser, principalmente por conta da tecnologia chamada laser fotona.  

Com ele é possível tratar muitos males odontológicos, como, por exemplo, as cáries. Se antigamente as cáries eram tratadas de forma mais invasiva, com brocas e depois com a reconstrução do dente, hoje em dia não é mais necessário.

Isso porque o laser consegue atingir a cárie passando por dentro dos dentes, destruindo-a, fazendo com que o tratamento seja indolor, e também bem mais rápido do que o normal, mostrando o porquê ele é tão procurado hoje em dia.  

Tratadores crônicas e agudas

Existem pessoas que têm problemas sérios de dores não só nos dentes, mas na boca e no maxilar também. Muitas vezes essas pessoas precisam viver à base de anti-inflamatórios e antibióticos.

Embora esses medicamentos sejam feitos para aliviar dores crônicas, ingeri-los a longo prazo pode fazer mal para o corpo, e por conta disso um tratamento alternativo sempre é bem-vindo, e o laser pode ajudar. 

O laser tem propriedades antimicrobianas, e também pode ser usado de forma paliativa, dessa forma a pessoa não precisa ingerir nada sistêmico, o que ajuda muito o corpo a conseguir se recuperar sem consumir remédios demais. 

Ele é melhor com crianças 

Todos sabemos que crianças odeiam ir ao dentista, igualzinho a alguns adultos, mas isso é porque o dentista realmente não é um lugar muito amigável, se pensarmos que as pessoas vão lá para que alguém mexa na sua boca, com brocas, objetos pontudos.  

É um lugar que tem tudo para traumatizar uma criança, e nisso o laser pode ajudar. Isso porque ele serve para quase todos os procedimentos que precisam ser feitos em crianças, tirando de cena quase todos os objetos de contato direto com o dente, sobretudo os pontiagudos. 

Existem até procedimentos cirúrgicos que o laser pode ajudar, como a frenectomia, e dispensando quase que totalmente o uso de anestesias também, o que pode ser assustador para uma criança. 

Tratamento para hipersensibilidade 

Você já ouviu falar de alguém que não pode tomar nada gelado que os dentes doem. Esse tipo de coisa é um problema, e além de escovar os dentes com pasta especial, existe tratamento para isso feito também à base de laser, onde o resultado é imediato e a pessoa vai sentir os benefícios logo após a primeira sessão. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!