Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Qual é o nível de testosterona normal para um homem adulto?

A testosterona é um dos hormônios mais importantes e mais conhecidos do corpo humano. Porém, sua importância se enfatiza nos homens, visto que a testosterona também é conhecida como “hormônio masculino”. Mas nem todos sabem que é importante saber qual é o nível de testosterona normal para um homem adulto.

Ter conhecimento sobre qual é o nível de testosterona normal para um homem adulto é importante porque este hormônio é o responsável por desempenhar as mais diversas e principais funções no organismo masculino.

Qualquer variação no nível de testosterona que haja no organismo, seja para mais ou para menos, pode ocasionar diversas alterações metabólicas e trazer diversos problemas de saúde para os homens.

Saiba qual é o nível de testosterona normal para um homem adulto

O nível de testosterona ideal para um homem adulto pode variar de um para outro por conta de muitos fatores, como a prática de atividades físicas, por exemplo. Mas, o fator que mais influencia nessa variação é a idade.

A média normal de variação de testosterona fica entre 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue. Contudo, homens com menos de 25 anos tendem a ter uma quantidade um pouco maior, o que é completamente normal.

A partir dos 30 anos de idade, a taxa de hormônio masculino começa a diminuir de forma progressiva, em média, 1% a cada ano. Isso explica porque a taxa de testosterona em homens mais velhos, tende a ser bem menor do que em homens mais novos.

Quais fatores ocasionam a queda da testosterona?

Se existe algo que muitos homens têm em comum, é o fato de evitar ir ao médico e realizar exames de rotina. Porém, fazer os exames de rotina pode ajudar a prevenir alguns problemas de saúde que causam a diminuição da testosterona no organismo.

Por exemplo, algum problema nos testículos, diabetes tipo 2, doenças hepáticas e a obesidade são doenças que podem ocasionar a diminuição de testosterona no organismo masculino. E a realização de exames de rotina pode evitar que esses problemas surjam e o nível de testosterona caia.

Quais os principais sintomas que indicam que a testosterona está baixa no organismo masculino?

Agora que você já sabe qual é o nível de testosterona normal para um homem adulto e o que pode ocasionar a queda destes níveis, é importante falar sobre os principais sintomas que mostram a baixa do nível do hormônio masculino.

Os sintomas listados abaixo são os primeiros a aparecer quando ocorre a queda da taxa de testosterona no organismo. Caso esteja apresentando algum deles, procure um laboratório como o Laborclin, realize um exame e procure a orientação de um médico sobre o que deve ser feito para estabilizar.

Falta de desejo sexual

Geralmente, problemas relacionados com a falta de ereção ou com a falta da capacidade de mantê-la por muito tempo, podem estar diretamente relacionados com a queda do hormônio masculino no organismo.

Cansaço excessivo

Sentir um cansaço extremo ao realizar qualquer tipo de atividade no dia a dia, não necessariamente atividade física, mas qualquer atividade simples como uma caminhada ou subir uma escada, pode indicar que o nível de testosterona está baixo e o homem necessita buscar orientações médicas.

Mudanças de humor repentinas

A testosterona é um hormônio completo, visto que ele também age diretamente no sistema nervoso afetando, e muito, o bem estar de um homem no seu dia a dia.

Portanto, caso apresente mudanças de humor repentinas como raiva excessiva de repente, tristeza, ou até mesmo quadros de depressão, é preciso buscar orientação médica de forma imediata.

Gordura abdominal acumulada

A falta de testosterona também pode fazer com que um homem perca muita massa muscular e tenha um aumento significativo na concentração de gordura na região do abdômen. Esse é um sintoma que costuma incomodar bastante homens que fazem academia, visto que todo seu esforço pode ser perdido por conta disso.

Principais funções da testosterona no organismo masculino

A testosterona é um hormônio extremamente importante e necessário para os homens, principalmente quando estão passando pela puberdade, pois é ela a responsável pelo aumento da gravidade da voz, o crescimento do pênis, o desenvolvimento dos músculos, crescimento da barba e muitos outros aspectos.

Mas, uma das funções mais importantes que a testosterona tem, é o fato dela ser a responsável pelo desenvolvimento do desejo sexual, característica essa que dura a vida toda. Ou seja, se a testosterona estiver em seu nível normal, o desejo sexual do homem também estará, o que é de extrema importância para os homens.

Sendo assim, fica claro porque é tão importante saber qual é o nível de testosterona normal para um homem adulto, pois este é o responsável pelas principais características do corpo masculino que são tão prezadas e tão importantes para todo e qualquer homem.