29 de março de 2024

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Qual a importância do outbound marketing como estratégia?

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O Outbound Marketing  é um processo de prospecção que tem como objetivo identificar quais potenciais clientes correspondem ao perfil de cliente ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do consumidor. 

Um dos processos mais importantes de qualquer negócio é conseguir a aquisição de clientes. Não por menos, eles são o principal recurso ativo da empresa, e a razão dela existir em primeiro lugar.

Empresas de automação industrial precisam que seu público-alvo consiga enxergá-la, e as estratégias de marketing se tornam peças chaves desse processo.

Pensando nisso, a prospecção, ou pré-venda, é um processo analisado constantemente por gestores e vendedores com o objetivo de estipular corretamente as metas e buscar o crescimento da empresa.

Como é na prospecção que começa a conquista do novo cliente, a estratégia escolhida pela equipe vai ditar todo funil de vendas, ou seja, o caminho que o lead vai trilhar em sua jornada, desde a etapa de conhecimento até a decisão de compra.

As duas maiores estratégias utilizadas pelo mercado de marketing atualmente são o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

A primeira pode ser chamada também de prospeção passiva, na qual a estratégia é atrair o público com outras formas de contato, criando mecanismos que atraem as pessoas de forma indireta.

Uma empresa de placa de circuito impresso, por exemplo, pode utilizar o inbound para criar uma série de publicações com conteúdos relevantes de seu produto para instigar o público a procurá-lo

Já o Outbound marketing é uma ação assertiva e direta, identificando aquele público que tem potencial de se tornar cliente e interagindo diretamente com ele. O Outbound pode se denominar também prospecção ativa.

Quando usamos o termo prospecção ativa, é importante destacar algumas das formas de gerar esse tipo de contato, como:

  • Telemarketing;
  • Outdoors;
  • Propagandas de Rádio, TV e Youtube;
  • Banners e Flyers.

Hoje em dia, a internet e a tecnologia mudaram muito a forma de identificarmos o marketing.

Nenhuma empresa séria opta por não utilizar o marketing digital, e o outbound marketing teve que se reinventar no sentido de criar propostas que se adequem ao mundo virtual.

Se sua empresa produz balança industrial é importante compreender que seus clientes precisam te conhecer para ir atrás de você. 

Embora as propagandas clássicas ainda atraiam público, é necessário existir na internet para ter alguma chance contra a concorrência.

Exemplos de Outbound Marketing

É importante compreender que o Outbound marketing possui uma enorme gama de possibilidades, e pensar nas melhores formas para o uso em sua empresa é fundamental.

Seja por uma visão mais tradicional e clássica ou mais moderna e tecnológica, alguns serviços podem ser essenciais na conquista de novos clientes.

1.       Geração de leads

O objetivo principal do Outbound Marketing é gerar leads e embutir neles o interesse para os produtos ou serviços que uma empresa oferece.

Lead é a pessoa que já teve algum tipo de interação direta com seu conteúdo, cedendo algumas informações básicas em troca desse acesso.

Um lead não está necessariamente conectado a seu produto ou serviço. Ele é uma pessoa que quer identificar as possibilidades de resolução dessa nova problemática que se apresentou.

É importante frisar que a maioria dos leads é atraído por alguma forma de incentivo, como uma promoção ou concurso do qual ele possa participar. Ações compensatórias são grandes aliados de empresários em busca de ampliação de público-alvo.

Uma empresa de serviços de usinagem pode oferecer algum tipo de vantagem como um desconto, caso a pessoa que contrate os serviços mostre a peça publicitária onde encontrou a empresa.

2.       Telemarketing

Embora algumas pessoas tenham a tendência de desgostar dessa estratégia, se bem aplicada ela pode ser um grande diferencial na sua empresa.

O telemarketing é a comunicação direta através de ligações para uma lista de contatos previamente adquirida.

Com isso, o atendente segue um script delimitado pela equipe de marketing que visa eliminar a maior parte das dúvidas dos clientes, buscando uma ação imediata de compra e venda.

O grande diferencial aqui acaba sendo o treinamento dos atendentes de telemarketing. Uma campanha que incomode os clientes pode acabar prejudicando mais do que ajudando, então é importante que a rotina estabelecida de ligações não seja invasiva.

Os custos são bem mais baixos do que o normal, possibilitando o investimento em outras áreas de ação direta de marketing.

Uma empresa que venda elevador de canecas pode usar o telemarketing para poder explicar as vantagens de fechar negócio com ela para os clientes, além de manter o atendente com conhecimento suficiente para tirar qualquer dúvida do consumidor.

3.       E-mail marketing

Uma espécie de evolução do telemarketing, o e-mail tende a ser uma opção muito utilizada para disparar catálogos e promoções de produtos. O potencial de interação do e-mail marketing é ótimo, uma vez que deixa todos os contatos da empresa disponíveis.

É importante pensar também que o e-mail tem espaço para colocar o máximo de informações possíveis, gerando no cliente uma sensação de conhecer melhor o produto, antes mesmo de tê-lo em mãos.

A liberdade e flexibilidade do e-mail não pode ser comparada com nenhuma outra forma de marketing. Em instantes, milhares de pessoas podem receber suas informações de uma forma não invasiva, direta e aberta para um relacionamento entre consumidor e empresa.

Em um e-mail de propaganda, é possível mostrar todas as especificações de uma cromagem de metais, suas vantagens e todos os detalhes que o empreendedor julgar necessário.

4.       Anúncios

Seja fisicamente, com a utilização de banners e outdoors, ou virtualmente, com links patrocinados ou publicações em mídias sociais, os anúncios são a alma do outbound marketing.

Os anúncios físicos são ótimos para mostrar sua marca e mantê-la na mente dos consumidores.

Por sua vez, os anúncios digitais são boas estratégias para impactar e gerar tráfego para seu site em mecanismos de busca.

É possível aproveitar para anunciar em outros sites que oferecem seus espaços de publicidade, o que é ótimo porque este tipo de interação leva em conta que seu produto será levado a um público específico, afunilando o grupo de pessoas que irá comprar produtos com você.

Anunciar seu misturador de tinta colocará a mensagem na mente de quem ver a peça de marketing. Deste momento em diante, ele lembrará do nome da empresa quando pensar em pintar a casa ou quando precisar de algum serviço semelhante.

Vantagens do Outbound Marketing

Uma série de vantagens ainda tornam o outbound marketing uma opção adequada e especializada para sua estratégia. A principal delas é o fato de que o retorno é muito mais rápido.

Enquanto a prospecção utilizando o inbound marketing requer todo um preparo para otimizar o SEO da empresa, o Outbound em uma semana está te trazendo retorno.

Quanto mais você tiver disponível para utilizar os diferentes canais existentes de outbound marketing, maior será seu retorno.

Mensurar esse tipo de estratégia também é muito simples, principalmente se você trabalhar bem as informações como sazonalidade da compra, comportamento do cliente, entre outros.

A resposta rápida do Outbound é fundamental para você ter a capacidade de gerar uma análise de qualidade com uma velocidade muito maior.

Uma empresa de manutenção de elevadores pode utilizar essa ferramenta para explorar o mercado mais próximo, e ir aos poucos se expandindo para conquistar mais espaço no mercado.

Quando você anuncia seus serviços ou produtos utilizando o Outbound Marketing, você coloca sua empresa em destaque, atraindo mão de obra especializada que terá interesse em trabalhar com você.

Se as pessoas geram a relevância necessária para sua empresa se tornar uma referência, um público mais capacitado e qualificado poderá fazer parte de sua equipe.

A velocidade do Outbound valida também suas estratégias de marketing passivo. É através da captação ativa que você consegue recursos o suficiente para conseguir compreender melhor seu público-alvo, criando personas mais adequadas para as análises de mercado.

A persona é uma ferramenta de marketing muito útil para a compreensão do seu público. Uma persona é a representação de um cliente ideal e tem como objetivo agir como uma bússola para a criação do conteúdo de marketing.

Com esse tipo de ação, você escolhe especificamente com quem quer falar.

A personalização do contato permite uma abordagem muito mais direta na necessidade do cliente, aumentando a conversão final uma vez que o comprador está conversando diretamente com um especialista que entende do problema que ele tem.

O ideal para um gestor é identificar na totalidade as necessidades de sua empresa, podendo assim aplicar o outbound Marketing da melhor forma possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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