Escolha de cores, disposição dos objetos e uso da identidade visual: saiba como criar ambientes atrativos e funcionais para satisfazer consumidores exigentes
A tendência em arquitetura voltada para estabelecimentos abertos ao público está em ascensão. Diante de consumidores cada vez mais exigentes e adeptos de novas vivências, as compras presenciais tornaram-se mais atrativas, ultrapassando a mera aquisição de produtos materiais.
Quando os consumidores procuram um estabelecimento, é essencial que experimentem uma sensação de acolhimento, respeito e facilidade de circulação no ambiente. Nesse sentido, as lojas físicas necessitam de projetos arquitetônicos inteligentes, especialmente pensados para o público.
O que é arquitetura comercial?
Com foco em desenvolver projetos para estabelecimentos comerciais, esse tipo de arquitetura tem como principal objetivo criar locais atrativos, com ambientes que melhoram a experiência de compra dos clientes.
Para desenvolver o projeto, é preciso estudar elementos importantes da marca, como logo, cores de destaque, tipos de produtos que serão vendidos e público-alvo que frequenta o local.
A definição do público possui importância devido às condições de mobilidade e exposição dos itens. Além disso, ao definir os clientes, é possível investir em itens decorativos ligados diretamente aos interesses de quem irá consumir no local, assim como a comunicação visual do estabelecimento.
Além disso, a arquitetura comercial está diretamente ligada ao marketing. Ao implementar a identidade visual no espaço, os clientes sentem-se confortáveis e dispostos a consumirem no local. Por isso, é aconselhável investir em um plano de marketing antes de iniciar o projeto arquitetônico.
Como desenvolver um projeto de arquitetura comercial?
Os projetos comerciais demandam criatividade e autenticidade para despertar interesse do público. Por isso, ao criar o projeto arquitetônico, é preciso pensar no interior e na fachada da construção.
Ao investir no projeto, é preciso considerar que os consumidores modernos buscam experiências para além da compra. Criar opções inteligentes como a sensação de transportá-los para dentro da realidade da loja através da decoração permite uma experiência imersiva.
Independentemente do estilo da loja e público-alvo, é fundamental garantir o fluxo de passagem dos clientes durante as negociações. O espaço ocupado pelos clientes e lojistas deve ser confortável e disponível mesmo em épocas mais intensas.
Considerado um desafio para a arquitetura comercial, os projetos inteligentes demandam configuração apropriada tanto para manter os clientes confortáveis quanto para garantir a facilidade em expor e transportar os objetos vendidos do estoque até as prateleiras.
Como fazer a aplicação do projeto?
Colocar em prática o projeto arquitetônico pode ser um desafio principalmente para lojas que já estão em funcionamento. Esse tipo de estabelecimento tende a não possuir dias disponíveis para fazer a reforma do espaço. Por isso, é aconselhável realizar a reforma em horários nos quais a loja está fechada.
Além disso, a contratação de uma equipe especializada pode tornar os procedimentos mais rápidos, assim como a utilização de ferramentas adequadas, como esmerilhadeiras, furadeiras, marteletes, entre outras.
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