Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Quais os melhores esportes para praticar durante a menstruação?

Hoje em dia, existem diversos recursos para que seja mais agradável praticar esportes durante o período menstrual. Absorventes internos, maiôs e biquínis absorventes, coletores menstruais e métodos contraceptivos como DIU e pílula que são aliados na hora de regular o ciclo e proporcionar conforto durante o treino.

 

Apesar de ainda ser um tabu, é importante falarmos sobre a menstruação no meio esportivo. Para muitos, ela ainda é vista como um fator que atrapalha a mulher em seu desempenho e dificulta os dias do treino. Porém, não é preciso parar de treinar durante o período menstrual.

 

O primeiro passo para continuar as atividades físicas durante a menstruação é entender o seu ciclo. Você tem um ciclo mais leve ou intenso? Possui muitas cólicas? Qual o tipo de esporte que pratica? Tudo isso ajuda a entender os seus limites e necessidade, assim, é possível desenhar uma estratégia que faça bem a você e ao seu corpo.

 

 

Como está o seu corpo durante a menstruação?

Durante o seu ciclo, os hormônios mudam a todo momento. Essa oscilação antes e durante o período menstrual, pode deixar muitas mulheres confusas sobre como proceder com a rotina de treino. Afinal, é comum que estejam inchadas, indispostas, com dores no corpo ou até mesmo sentindo fraqueza.

 

O estrógeno, hormônio relacionado à disposição, pode ficar mais baixo, o que diminui a energia para se exercitar. Mesmo assim, isso não vai te impedir de treinar. Existem boas razões para você manter os treinos durante o período e vamos falar sobre elas.

 

Mas, vale lembrar que você pode, e deve, manter um ritmo moderado durante esse momento do mês. Afinal, as mudanças hormonais estão ali e é preciso respeitar os seus limites. Nada de forçar um ritmo fora do seu, combinado?

 

 

Por que treinar nesse período?

É difícil sair da cama e colocar a roupa de treino quando tudo o que mais queremos são algumas horinhas de sono. Porém, apesar da indisposição e o mal-estar baterem na porta, os exercícios podem minimizar a irritação característica do período.

 

Isso, porque a serotonina e a endorfina são hormônios liberados enquanto você treina e eles estão relacionados à sensação de bem-estar. Outras substâncias também são produzidas e ajudam a eliminar o excesso de líquido que gera o inchaço.

 

Sabe as cólicas que aterrorizam os seus dias? Elas também podem diminuir com a atividade física, pois a ação estimula a vasodilatação, melhorando a irrigação sanguínea e aliviando as contrações no útero – mais conhecidas como cólicas.

 

Além disso, os neurotransmissores que são liberados durante os exercícios possuem ação analgésica e aliviam dores e desconfortos do período menstrual.

 

Conforto durante o treino

Muitas mulheres têm o receio de malhar menstruada e um dos maiores motivos é o medo da menstruação vazar e manchar a roupa. Claro, a situação é desconfortável e pode acontecer. Mas, hoje existem recursos que ajudam a evitar o acidente.

 

Apesar de a menstruação ainda ser um tabu para muitas pessoas, saiba que se acontecer um vazamento inesperado você não deve sentir vergonha. Esse é um processo natural do corpo!

 

Mas, há diversas formas de evitar essa situação É possível utilizar o absorvente interno, que é prático e não vaza. Se o seu fluxo for muito forte e você estiver com receio, vale a pena colocar um absorvente mais fininho para garantir.

 

O coletor menstrual e as calcinhas absorventes são opções mais sustentáveis e que ajudam a evitar que a menstruação manche suas roupas de ginástica durante o treino.

 

Apesar de aparentarem um preço mais caro, a longo prazo elas têm um custo-benefício melhor que os absorventes tradicionais, além de impactarem menos no meio ambiente.

 

Quais esportes praticar

Na verdade, não existe uma lista de quais esportes são melhores de praticar durante o período menstrual. Você pode praticar qualquer um deles desde que esteja confortável.

 

Corrida, musculação, ciclismo, yoga e pilates, por exemplo, podem ser praticados normalmente. Basta você analisar qual o melhor ritmo de treino e como está se sentindo no dia.

 

Coletor e absorventes internos permitem que a prática de esportes na água também não seja afetada. Na verdade, é menos sobre o esporte e mais sobre como você se sente e o ritmo de treino que aguenta.

 

Por isso, o autoconhecimento é essencial! E a menstruação não é nenhuma barreira ou impedimento para que você continue trabalhando e melhorando o seu desempenho.

 

 

Comentários