24Horas RMC 

PVCE faz ação para reduzir escorpiões na região do cemitério do Parque Gramado

Entre os dias 22 de janeiro e 20 de fevereiro, equipe do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões (PVCE) da Secretaria de Saúde de Americana esteve nos imóveis localizados próximos ao cemitério do Parque Gramado. Durante a visita, a qual atendeu 38 famílias no período, sob a coordenação da bióloga Amanda Battel Camarinho, foi feito o controle químico (uso do inseticida para matar os aracnídeos).

 

A partir de avaliações técnicas do PVCE, foram atendidas várias residências em área de risco para acidentes escorpiônicos. O Programa desenvolve também uma efetiva ação de controle de escorpiões nos cemitérios da cidade coletando os aracnídeos durante a captura noturna que visa reduzir a infestação dos escorpiões nessas áreas de risco. Durante o trabalho, a equipe utiliza luz ultravioleta, que permite o destaque do escorpião em ambientes escuros, facilitando, assim, a coleta mecânica.

 

Só no cemitério do Parque Gramado, já foram coletados 4.513 escorpiões amarelos. Todos eles são enviados ao Instituto Butantã e Vital Brazil para a produção de soro antiescorpiônico utilizado em todo o país.

 

Para o coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões e médico veterinário, Dr. José Brites Neto, a força-tarefa no Parque Gramado demonstra a atenção do poder público municipal em atender aos pedidos da população. “A Prefeitura de Americana tem tomado providências em relação ao combate de escorpiões amarelos mesmo sem qualquer recurso subsidiado pelo governo federal, no caso o Ministério da Saúde”, comentou.

 

PVCE

A Secretaria de Saúde através do PVCE identifica e conhece a distribuição da população de escorpiões prevalentes no município, permitindo assim o planejamento de estratégias mais adequadas aos trabalhos de orientação da população. As atividades visam à prevenção e redução do número de acidentes por escorpiões e do aparecimento de infestações urbanas residenciais.

 

O programa atende também a população em geral promovendo ações educativas através de atividades desempenhadas pela equipe técnica, indo às residências, verificando por onde os animais estão entrando e fornecendo orientações sobre as medidas preventivas de controle de acidentes escorpiônicos.

 

Para ser atendido pelo programa, todo munícipe que estiver enfrentando problemas com escorpiões deve entrar em contanto com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de Americana pelo telefone 3475-9024.

 

 

Foto: Divulgação PVCE

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...