Deputados do PT e do PCdoB pediram, nesta terça-feira (23), ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, abertura de investigação sobre as denúncias da jornalista Miriam Dutra contra o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardozo – FHC. Miriam afirmou que o ex-presidente teria usado a empresa Brasif Exportação e Importação para enviar dinheiro para ela entre 2002 e 2006.
Segundo o líder do PT, deputado Afonso Florence, as revelações configuram possíveis crimes de evasão de divisa, de corrupção passiva e contra a ordem tributária.
O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) disse que o encontro com o ministro visa garantir “medidas cabíveis diante de denúncias gravíssimas”.
Segundo os deputados, o ministro José Eduardo Cardozo afirmou que vai encaminhar o pedido ao diretor geral da Polícia Federal para decidir qual a superintendência do órgão conduzirá as investigações: se a de São Paulo, onde FHC mora, ou a de Brasília, devido às denúncias se referirem ao período em que Fernando Henrique era presidente da República.
“Queremos impedir uma investigação seletiva e garantir uma apuração irrestrita e completa”, disse Rubens Pereira Júnior.
Afonso Florence declarou que o pedido de investigação contra FHC não tem relação direta com a decisão dos partidos de oposição de criar um comitê pró-impeachment da presidente Dilma. “Em vez de fazer condenação prévia e espectacularização da vida privada, preferimos apresentar uma peça consistente ao Ministério da Justiça”.
Agência Câmara de Notícias