Ocorreu na tarde de hoje (23) a cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para biênio 2016-2018. Após a cerimônia – realizada no Salão Nobre da Educação – os novos membros do órgão se reuniram para votar a nova mesa diretora, que estará à frente dos trabalhos da entidade nos próximos dois anos. O CMDCA é um órgão colegiado, composto por representantes da sociedade civil e do poder público municipal, com atribuições importantes como desenvolver o respeito aos direitos da criança e do adolescente; propor e garantir uma política compatível com as reais necessidades dos mesmos.
Em seu discurso, o Prefeito Denis ressaltou sobre a importância do CMDCA e das entidades do Município. “Todas as propostas, sugestões e trabalhos são bem-vindas. Pensar nas políticas públicas faz muito sentido quando interagimos com os Conselhos Municipais. Desde o começo do mandato dobramos nossos investimentos junto às entidades”, comentou o prefeito. “Santa Bárbara tinha uma situação complicada por compartilhar a Vara da Infância com a Criminal, acumulando milhares de processos. Hoje a realidade é outra. Santa Bárbara teve a oportunidade de ter uma Vara da Infância e da Juventude com mais fluidez, exclusiva e voltada, para as crianças e adolescentes da nossa cidade”, concluiu o chefe do Executivo, Denis Andia.
Uma das principais competências do CMDCA é a formulação da política municipal dos direitos da criança e do adolescente, definindo prioridades e controlando as ações de execução, segundo a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva. “Com o apoio do prefeito Denis Andia, a antiga gestão do Conselho conseguiu construir um Plano de Convivência Familiar e Comunitária da Criança e do Adolescente e o Plano de Atendimento Socioeducativo junto ao Ministério Público, documentos que não tínhamos e que darão diretrizes para os novos membros com novas conquistas para as crianças e adolescentes”, falou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lucas Guidolin Lohr, enfatizou sobre a parceria entre Prefeitura e Conselho. “Agradeço ao prefeito Denis Andia que nos apoiou muito nesses três anos. Avançamos muito realizando a criação de um CNPJ ao Fundo da Criança e do Adolescente, regularização da conta junto à Secretaria de Direitos Humanos, atualização da Lei do Conselho do Fundo e do Conselho Tutelar, Plano de Convivência Familiar, cadastro junto ao Juizado Especial, Conferência, Passeatas, capacitação de entidades e repasses, além de outras ações”, explicou.
Participaram também da cerimônia a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, presidente da AMEV (Associação Assistencial de Melhoria de Vida, Benedito Samuel Barbosa, presidente da Guarda Mirim, José Carlos Reis, presidente da Creche SOS, Jandira Ramos, superintendente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Eliana Bueno, presidente da APAE, Antonio Luis Bettini e presidente do Serviço de Assistência Social (MEIMEI), Vera Lucia Argente Prando.
Confira os membros do CMDCA para o mandato 2016-2018:
GOVERNAMENTAIS:
Representantes do Poder Executivo
Titular: Maria Cristina da Silva
Suplente: Fernanda Graciele Vitale Gomes
Representantes do Fundo Social de Solidariedade
Titular: Elaine Cristina Sanjuan
Suplente: Maria de Fátima Merencio
Titular: Erica Gomes da Costa
Suplente: Rosemeire de Oliveira
Representantes da Secretaria de Saúde
Titular: Danuza Marçal Bortoletto
Suplente: José Milton D’Avilla
Representantes da Secretaria de Educação
Titular: Eliana da Silva Batista
Suplente: Rafaela Milena Cabral
Representantes da Secretaria de Negócios Jurídicos
Titular: Lucas Guidolin Lohr
Suplente: Arthur Vaz de Lima Neto
Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo
Titular: Andréia Theodoro Pinto
Suplente: Fernanda Giunco de Souza
NÃO GOVERNAMENTAIS:
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil
Titular: Dr. Clodoaldo Alves de Amorim
Suplente: Dr. Bruno Zeferino da Silva
Representantes da Sociedade Civil
Titular: Rita de Cássia Martins de Souza – Associação Assistencial para Melhoria de Vida (AMEV)
Suplente: Maria Elvira Guarda Brevigrieri – Associação de Beneficência e Educação (ABE)
Titular: Vanessa Juliato de Moraes – Fundação Romi
Suplente: Silvia Helena Pessina – Associação de Moradores do Bairro Mollom (AMOBAN)
Titular: Danilo Dias Alves – Guarda Mirim de Santa Bárbara d’Oeste
Suplente: Jandira Nogueira Ramos – Serviço de Obras Sociais – Creche SOS
Titular: Fernanda Leite da Silva Strapasson – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa de Bárbara d’Oeste (APAE)
Suplente: Danieta dos Santos Silva – Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição
Titular: Célia Gomes da Silva – Serviço Paroquial de Assistência Social de Santa Bárbara d’Oeste – Creche Papa João Paulo II
Suplente: Cleia Adelaide dos Santos – Associação Assistencial para Melhoria de Vida (AMEV)
Titular: Carla Eliana Bueno – Rede Feminina de Combate ao Câncer
Suplente: Dayane C. de Assis Vieira – Fundação Romi
Titular: Vera Lucia Argente Prando – Serviço de Assistência Social (MEIMEI)
Suplente: José Carlos dos Reis – Guarda Mirim de Santa Bárbara d’Oeste.
Fotos: Marcel Carloni
Assessoria de Imprensa