Pronto Socorro Afonso Ramos atendeu 800 mil pessoas em 2013

O Pronto Socorro “Dr. Afonso Ramos”, no Jardim Pérola, registrou em 2013 mais de 800 mil atendimentos. Deste total, foram realizados 680 mil procedimentos de enfermagem, 171 mil consultas médicas, 17.613 realizaram exame de raio-x,  8.423 pessoas procuraram pelo serviço social e outros 1.260 pacientes foram encaminhados à internação no Hospital Santa Bárbara e unidades da região. Passaram por algum procedimento de enfermagem mais de 680 mil pacientes.

A unidade, instalada na Zona Leste da cidade, conta com aproximadamente 130 funcionários, entre médicos, técnicos de enfermagem, técnicos de raio-x, serviços gerais, recepcionistas, farmacêutico, entre outros, que se revezam durante as 24 horas do dia.

O coordenador do Pronto Socorro, Dr. Eduardo Wiezel, orienta a população a procurar o serviço em casos comprovados de urgência e emergência. “Com esses dados podemos tranquilamente afirmar que mais da metade da população (117.100), de forma estimada, passou por alguma consulta médica pelo P.S. Afonso Ramos durante o ano. Desta forma, gostaria de frisar que o atendimento nos Prontos Socorros deve ser destinado prioritariamente aos casos de urgência e emergência”, explicou.

Wiezel orienta que para casos de doenças mais simples, o usuário procure antes por atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Acreditamos que em torno de 80% destes atendimentos poderiam ter sido realizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou no Centro de Especialidades Médicas. Apesar desta alta demanda, a qualidade e o tempo de espera dos atendimentos foram adequados, conforme preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde)”, completou.

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas