Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Projeto “Saúde é o que interessa” mobilizará comunidades nos CIEPs de Americana


A Prefeitura de Americana lançou nesta terça-feira (1º) o projeto “Saúde é o que importa” em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Esportes. O evento terá sua primeira edição no próximo sábado (5), no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) do bairro Antônio Zanaga. O objetivo é incentivar a população a desenvolver hábitos saudáveis, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

O lançamento do projeto ocorreu no gabinete do prefeito Omar Najar, com a presença da secretária de Saúde, Mirella Povinelli.  Com uma programação para sete edições em todos os CIEPs de Americana, o projeto também vai possibilitar aos cidadãos realizar o cadastramento do Cartão Saúde. Com esse cartão, o usuário  SUS poderá obter informações do histórico de suas consultas nas Unidades Básicas de Saúde e nas demais unidades da rede municipal de saúde. Para se cadastrar, o cidadão deverá apresentar comprovante de endereço e um documento de identidade (RG, certidão de casamento ou carteira de motorista). “O Cartão Saúde vai facilitar o atendimento dos cidadãos, pois os dados estarão interligados ao sistema da rede de saúde. E vai auxiliar no planejamento de todas as ações na área de saúde do município”, explicou Mirella.

Durante os eventos haverá orientações sobre a dengue, chikungunya e zika, além da prevenção de acidentes com animais sinantrópicos (como escorpiões), câncer de mama e colo de útero, teste de glicemia, atividade física, conservação de alimentos, teste rápido DST AIDS e atualização do Cartão SUS.

Segundo os organizadores, uma equipe multiprofissional realizará palestras e atendimento de hipertensão arterial e diabetes, além de prevenção bucal. A Vigilância em Saúde  e o serviço de Assistência Especializada em DST/HIV/AIDS promoverão ações educativas.

A programação terá início neste sábado, dia 5, no CIEP do bairro Antônio Zanaga. O evento será realizado novamente nesse local no dia 12 de março. As atividades seguem nos dias 19 de março no CIEP Praia Azul; e nos dias 2 e 9 de abril no CIEP São Jerônimo;  dia 16 de abril no CIEP Mathiensen/Cidade Jardim; e dia 30 de abril no CIEP Jaguari. A programação em todas  as edições será das 9 horas às 16 horas.

 

Assessoria de Imprensa

Fotos: Marilia Pierre

Comentários

Dennis Moraes