20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto que cria Programa de Prevenção às Drogas é aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de Campinas

Compartilhe essa notícia!

O projeto de lei do vereador Nelson Hossri (Podemos), que institui a criação do Programa de Prevenção às Drogas nas escolas de Campinas foi aprovado, em primeira votação, pelo Plenário da Câmara de Campinas,  na sessão desta quarta-feira, dia 20/02/2019.

A proposta já tinha sido aprovado por unanimidade na Constileg (Comissão de Constituição e Legalidade) eainda recebeu parecer jurídico favorável da Coordenadoria de Apoio às Comissões.

O objetivo do vereador Nelson Hossri é promover ações de conscientização aos males provocados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas.

O projeto prevê a implantação de atividades, como, por exemplo, capacitação de professores, palestras, eventos artísticos e culturais, abordando o tema com os alunos, bem como a interação da comunidade com os agentes de segurança pública.

Para Nelson, a prevenção às drogas deve começar nas escolas.

“O uso de drogas entre os jovens está crescendo em todo o mundo e, normalmente, o primeiro contato acontece dentro de casa com o consumo de álcool, que é uma droga lícita”, destacou.

“Discutir e receber informações sobre os malefícios das drogas é a forma mais eficaz para prevenir o uso. E serve, também, como uma homenagem ao Padre Haroldo, que completa 100 anos de idade”, completou.

O projeto do vereador Nelson Hossri (Podemos), aprovado ontem, sugere que o programa seja realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, especialmente a Guarda Municipal.

Cidadania e cultura da paz

A lei prevê que professores e demais educadores sejam capacitados como multiplicadores de prevenção primária ao uso indevido de drogas.

Para isso, as escolas deverão promover palestras aos alunos, pais e demais responsáveis para esclarecer as consequências nocivas do consumo de drogas lícitas e ilícitas, além de realizar atividades artísticas, culturais e desportivas de promoção de cultura de paz.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!