Projeto possibilita comunicação e trocas culturais em inglês


Parceria é entre a a Unesp e a Brock University (Canadá)

Ana Cristina B. Salomão, professora da Unesp que já participa do teletandem, projeto voltado para a socialização e individualização, num esforço compartilhado com vistas à aprendizagem de línguas, realizou agora uma parceria com a Brock University, do Canadá.

Professora do Departamento de Letras Modernas, da Área de Língua Inglesa, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, ela conheceu o professor James Papple, coordenador do programa de inglês para estrangeiros na Brock University, em um congresso no Canadá, no qual ela foi falar sobre o teletandem.

Foram então realizados encontros por skype entre os alunos do terceiro ano do curso de Letras de Araraquara e os estrangeiros que estão estudando na Brock University fazendo aulas de inglês.

Nas sessões por skype, que ocorriam durante as aulas (não foi fácil casar os fusos horários), os alunos conversavam durante cerca de 50 minutos em inglês sobre temáticas envolvendo vida acadêmica e social, assim como assuntos da atualidade em seus respectivos países.

O projeto se diferenciou um pouco do Projeto Teletandem tradicional, pois o uso do inglês como língua franca possibilitou a comunicação entre aprendizes da língua inglesa dos dois países para trocas culturais. Geralmente, o teletandem é realizado em parcerias nas quais os participantes querem aprender/praticar a língua do outro, ou seja, pessoas aprendendo português conversam com alunos da Unesp para praticar o português e, em troca, eles ajudam os alunos brasileiros a praticar a língua em que são fluentes.

“Hoje temos parcerias de português e inglês, português e italiano, e português e alemão na Unesp de Araraquara”, conta Ana Cristina, que lembra que o projeto começou na Unesp de Assis, como o professor João Telles e está presente também no Câmpus da unesp em São José do Rio Preto.
Informações: http://fclar.unesp.br/#!/departamentos/letras-modernas/teletandem4716/

A atividade foi incluída como parte da disciplina de língua inglesa que a professora Ana ministra para o 3º ano do curso de Letras, e seus alunos também tiveram contato com textos teóricos sobre o uso do inglês como língua internacional, discussões e uma tarefa final que envolveu escrever um texto sobre o assunto.

 

 

Fonte Unesp

Comentários

Notícias relacionadas