fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Santa Bárbara d´Oeste

Projeto Ninho Musical celebra 10 anos com apresentação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical no Teatro Municipal Manoel Lyra

Este ano marca a comemoração do Projeto Ninho Musical, que é realizado pela Fundação Romi na Estação Cultural, desde 2010. Para celebrar a data, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical, resultado do projeto,  irá realizar uma apresentação aberta ao público e gratuita no Teatro Municipal Manoel Lyra no dia 28 de novembro, sábado às 19 horas. A entrada é franca, mas é necessário retirada de ingresso previamente na administração da Estação Cultural da Fundação Romi.

Seguindo os protocolos de higiene e segurança, a apresentação será realizada por 12 músicos, incluindo o maestro Paulo Bellan que é coordenador pedagógico do projeto, que participaram do Ninho Musical durante estes 10 anos. “Convidamos alunos e ex alunos que estiveram conosco durante esta caminhada dos 10 anos”, conta o maestro Paulo Bellan. “Para esta apresentação, tão importante, foi planejado um repertório exclusivo para podermos comemorar com os participantes que estão conosco este ano, com  ex participantes, familiares e comunidade de Santa Bárbara d’Oeste e região”, conclui.

A apresentação respeitará todos os protocolos de segurança e higiene. Além do número reduzido de músicos que estarão na exibição, também há limite de público no Teatro Municipal. “É importante que o público que pretende prestigiar esta apresentação retire antecipadamente o ingresso em nossa administração”, explica a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha. “Devido à Pandemia, não haverá entrega de ingresso na bilheteria do Teatro Municipal Manoel Lyra, somente na Estação Cultural. Como os ingressos estão disponíveis para retirada, e há limite, garanta o seu lugar o quanto antes”, finaliza Natália.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de 1.000 pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e é uma iniciativa da Fundação Romi.

 

Sob a coordenação do maestro Paulo Bellan, nos encontros os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuito, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial. Desde o início das recomendações de Distanciamento Social, o Projeto Ninho Musical teve suas aulas presenciais suspensas, que acontecem às terças-feiras e sábados na Estação Cultural da Fundação Romi. Para não comprometer a metodologia o maestro Paulo Bellan, coordenador pedagógico, realiza semanalmente encontros virtuais, através de plataformas on-line, com os alunos regularmente matriculados.

 

Serviço- A apresentação do Projeto Ninho Musical será dia 28 de novembro, às 19 horas, no Teatro Municipal Manoel Lyra. Para assistir é necessário retirar ingresso gratuito na administração da Estação Cultural da Fundação Romi, previamente, de segunda a sexta, das 08 às 17 horas, sábado das 08 às 12 horas.  Ingressos já estão disponíveis para retirada. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada à Avenida Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3455-4830 / 3455-4833.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

 

Comentários