SB24Horas

Notícia na hora certa!

Projeto lúdico Tinkering de aprendizagem criativa chega aos professores da rede pública de Paulínia

Iniciativa da Evoluir com apoio da Rhodia adota Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM, que agrega a arte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”

 

“Criatividade é a inteligência se divertindo”. A famosa frase de Albert Einstein poderia descrever perfeitamente a essência do projeto lúdico Tinkering, que chega agora às escolas da rede pública de Paulínia (SP).

Desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com patrocínio da Rhodia e apoio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa proporciona a 53 educadores a oportunidade de trabalhar com a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM com os alunos. Moderno recurso pedagógico, o método agrega a arte como área-chave para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”, baseada em projetos e desafios, colocando as crianças como protagonistas de seu aprendizado. A formação acontece de agosto a dezembro e deve beneficiar cerca de 400 estudantes.

 

“O Tinkering busca levar às escolas uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”, destaca Thaís Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. “As atividades incluem 12 horas de formação em quatro encontros, acompanhamentos pedagógicos, desenvolvimento de atividades e a entrega das T-BOXs, que são caixas contendo itens e ferramentas para a montagem dos desafios”, aponta.

“O objetivo é que ao final desse período os educadores se sintam seguros para aplicar o que aprenderam com os alunos, além de criarem outras oportunidades para fomentar uma cultura do fazer, do experimentar, da tentativa e erro, estimulando assim o desenvolvimento da criatividade entre os alunos”.

“O apoio ao projeto Tinkering, com base na metodologia STEAM, está alinhado ao propósito da Rhodia de levar às comunidades onde mantém atividades industriais e comerciais iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação de crianças e jovens”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay no Brasil.

“O Tinkering é um projeto muito interessante porque oferece capacitação ao professor para que ele possa fazer atividades junto com seus alunos integrando conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Tudo de uma forma lúdica e agradável, que auxilia no aprendizado”, acrescenta Luciane Nogueira.

“Ao receber a proposta de parceria com a Evoluir no Projeto Tinkering”, já era possível imaginar que seria um trabalho incrível. Ainda assim, do decorrer das formações, a expectativa foi superada. Os profissionais de apoio e de formação, junto com todos os professores participantes, tornaram a experiência ainda mais valiosa, pois atende aspectos importantes de uma Educação que prioriza o protagonismo dos alunos (dos professores também), a vivência, o espírito científico e o aprender fazendo! Há ainda a qualidade dos materiais que foram disponibilizados, que são lindos e adequados à proposta. Assim, enquanto Diretora do Departamento Pedagógico e Coordenação do Centro de Formação da Rede Municipal de Paulínia, deixo registrada nossa gratidão pela parceria, pelas formações, pelos materiais e pelo projeto”, conclui Alessandra Collaço.

 

Como funciona

O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box e guia do educador, encontros formativos, desenvolvimento de atividades para criação dos próprios desafios e acompanhamento pedagógico.

 

Em 12 horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores são apresentados ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão, além da aprendizagem criativa e relações com a Base Nacional Comum Curricular.

 

No Tinkering, a metodologia do CDF (Conheça, Desenhe e Faça) tem abordagem inspirada no STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa, a imaginação, o desenho e prototipagem e a mão na massa. As T-Box trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas.

 

Os materiais de apoio englobam ainda o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab online, para formação complementar, com conteúdo e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos inovadores e criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.

 

Sobre o Tinkering

Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.

 

Sobre a Rhodia

A Rhodia é uma empresa do Grupo Solvay cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I.

Saiba mais em www.solvay.com

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.

Saiba mais: www.evoluir.com.br