O vereador Rony Tavares (Republicanos) protocolou o Projeto de Lei nº 26/2025, o qual determina a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em frente às escolas públicas e privadas e unidades de saúde do Município. A faixa elevada, como descrito na proposição, é uma faixa de pedestres instalada em via pública, no mesmo nível da calçada adjacente, em material próprio para o tráfego de veículos, com revestimento diferenciado e cores contrastantes para melhor visualização do motorista, de acordo com a Resolução nº 495/2014, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Conforme consta na Exposição de Motivos do projeto, o objetivo é intensificar a segurança de pedestres durante a travessia das vias para alcançarem as instalações educacionais e de saúde. “Muitas mães vão às unidades de saúde com carrinhos de bebês e precisam de um local seguro para atravessar a rua”, alerta Rony, defendendo que a proposta não apenas fortalece a proteção dos alunos e usuários do sistema de saúde, mas também garante a travessia prioritária aos pedestres. “Infelizmente, a faixa de pedestre comum pintada no chão não é respeitada como deveria pela maioria dos motoristas”, lamenta o parlamentar.
Rony ressalta, ainda, que em algumas cidades do país as faixas elevadas têm proporcionado segurança efetiva à população, principalmente nas proximidades de estabelecimentos de ensino e em pontos de grande fluxo de veículos e pedestres. “O pedestre merece atravessar uma rua sem ter que se humilhar, com segurança e acessibilidade. Implantar faixas elevadas para travessia de pedestres é a forma mais segura de inibir altas velocidades e proporcionar acessibilidade universal”, conclui o vereador.




VEJA TAMBÉM
Aprovado projeto de Rosana Valle que garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos
Vereador Monaro quer instalação de dispositivos de segurança em piscinas para prevenir acidentes
Vereador Celso Ávila questiona redução na coleta de lixo em bairros de Santa Bárbara d’Oeste