24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto do Executivo reajusta valores do metro quadrado para futura cobrança de IPTU

Compartilhe essa notícia!

De autoria do Poder Executivo, foi protocolado, na última sexta-feira (20), o Projeto de Lei Complementar 35/2014, que dispõe sobre a Planta Genérica de Valores, para efeito de lançamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). Essa planta genérica tem por objetivo atualizar os valores do metro quadrado das áreas prediais e territoriais, de acordo com os valores praticados pelo mercado imobiliário. O reajuste leva em consideração a zona em que o imóvel está localizado, a localização dentro da quadra, as características do terreno, assim como o tipo de construção.

 

Na exposição de motivos da proposta, o prefeito Denis Andia afirma que a Planta Genérica de Valores está desatualizada desde 1998 e que nos anos anteriores foram feitos apenas ajustes monetários de cada exercício fiscal, o que gerou, inclusive, apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A não atualização da planta de valores faz com que a Administração Pública tenha uma arrecadação tributária menor, comprometendo o planejamento e o direcionamento das melhorias em regiões da cidade”, afirmou o chefe do Executivo.

 

Além disso, o prefeito também afirma que a proposta, com a revisão do Cadastro Técnico Municipal, tem por objetivo adequar o planejamento e a ocupação do solo urbano, com a detecção de novos eixos e corredores, visando a uma Administração Pública mais justa e adequada ao bem-estar da população. “Com um Cadastro atualizado, preciso e moderno, estabelece-se uma atividade fiscal (tributária) eficiente, conforme de direito entre o Município e a população. Desta forma, fica mais fácil o planejamento e o direcionamento de recursos em novos investimentos, visando, assim, benefícios aos contribuintes”, disse.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!