Proposta é de autoria dos vereadores Joi Fornasari (DC) e Carlos Fontes (União Brasil)
A gratuidade nos primeiros 15 minutos de uso do estacionamento rotativo (Zona Azul) em Santa Bárbara d’Oeste poderá finalmente ganhar um mecanismo eficaz de fiscalização. Isso porque o Projeto de Lei nº 61/2025, de autoria dos vereadores Joi Fornasari (DC) e Carlos Fontes (União Brasil), propõe a aplicação de multas à concessionária do serviço em caso de descumprimento da norma.
A proposta acrescenta um novo artigo à Lei Municipal nº 3.656, de 29 de agosto de 2014, que já prevê esse direito ao cidadão. Contudo, segundo os autores do projeto, a ausência de penalidades à empresa operadora tem comprometido a efetividade da legislação.
Caso aprovada, a nova regra prevê multa no valor de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs) à concessionária por descumprimento da gratuidade. Em caso de reincidência, o valor será acrescido em 50%. Havendo nova infração, o acréscimo será de 100% sobre a multa base.
Na justificativa do projeto, o vereador Joi Fornasari destaca a importância de dar efetividade ao direito garantido por lei. “Embora a norma garanta esse direito ao cidadão, não há previsão de sanções à concessionária em caso de descumprimento, o que compromete sua aplicabilidade prática. A previsão de multas pecuniárias progressivas, conforme o número de reincidências, assegura o respeito às disposições legais e promove maior equilíbrio na relação entre o usuário e a empresa prestadora do serviço”, afirma.
O vereador Carlos Fontes também reforçou a importância da proposta. “Temos recebido denúncias constantes de que o benefício dos 15 minutos gratuitos não está sendo respeitado. O que queremos é garantir o direito do cidadão e punir a concessionária caso insista em desrespeitar a lei”, declarou.
O PL nº 61/2025 será agora analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal. Se aprovado, representará um avanço no controle e fiscalização do serviço de estacionamento rotativo na cidade.
VEJA TAMBÉM
Grupo NC abre inscrições para Programa de Trainee
Vereador sugere ambulância fixa na Praça Central aos finais de semana, mas proposta levanta questionamentos sobre custo e viabilidade
Para Adrilles Jorge, do União Brasil, Esquerda tenta confundir brasileiros com discurso antissemita em meio à guerra