Projeto de Carlão Motorista institui a Campanha de Orientação e Incentivo ao Parto Humanizado


O vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), protocolou o Projeto de Lei nº 51/2015, que institui a Campanha de Orientação e Incentivo ao Parto Humanizado no âmbito do Município de Santa Bárbara d’Oeste.

 

De acordo com a proposta, a campanha compreende a realização de palestras, conferências com a participação de doulas e outras atividades, visando esclarecer acerca dos benefícios que o parto humanizado traz para a mãe e ao bebê; e a divulgação das ações relativas à Campanha junto aos meios de comunicação do Poder Executivo.

 

O vereador estabelece, também que o Município poderá celebrar parceria com o Ministério da Saúde e demais entidades de assistência que, porventura, possam contribuir para o bom andamento do referido dispositivo.

 

Na Exposição de Motivos do projeto, Carlão considera que o índice de cesarianas no Brasil é um dos mais altos no mundo: 43%, segundo dados de 2008 do Ministério da Saúde, o triplo do que recomenda a Organização Mundial de Saúde.

 

“Os especialistas apontam entre os fatores que elevam a taxa de cesarianas o medo que muitas gestantes têm de sentir dor e a comodidade de pais e obstetras de escolherem uma data”, comenta o parlamentar. “No entanto, a cesariana de fato salva muitas vidas, pois nem todo nascimento seria bem sucedido da maneira natural, seja por limitações físicas da mãe ou da criança”, completa Carlão.

Comentários

Notícias relacionadas