Projeto de Carlão cria a Campanha Municipal do Laço Amarelo – Dia de Prevenção ao Suicídio

O vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), é autor do Projeto de Lei nº 126/2014, que dispõe sobre a “Campanha Municipal do Laço Amarelo – Dia de Prevenção ao Suicídio”, a ser realizada anualmente no dia 10 de setembro com intuito de sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade civil no engajamento pela prevenção e combate ao suicídio.

 

Ao longo desse dia, serão realizados fóruns de debate e seminários em espaços públicos, podendo haver a participação voluntária de profissionais da área da saúde, segurança pública, educação, entidades assistenciais e representativas, setor privado, conselhos municipais e população.

 

A data já é reconhecida internacionalmente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio em parceria com a Organização Mundial da Saúde.

O objetivo é alertar a sociedade sobre o problema que representa a maior causa de morte prematura evitável e pedir aos governos que desenvolvam estratégias de prevenção a nível nacional.

 

Na propositura, o parlamentar inclui dados da OMS segundo os quais cerca de 1 milhão de pessoas se suicidam a cada ano no mundo, ou, uma a cada 40 segundos, uma realidade que poderia ser parcialmente evitada caso se acabasse com o preconceito que rodeia esta ação.

 

“No mundo todo, as taxas de suicídio subiram 60% nos últimos 50 anos e esse aumento foi especialmente significativo nos países em desenvolvimento. Apesar de haver muitos tabus e estigmas em tudo o que rodeia o suicídio e que impedem discutir sobre isso, cada vez há mais consciência de que se trata de um grave problema de saúde pública”, comenta Carlão Motorista.

 

No Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a OMS insiste na necessidade de que grupos vulneráveis, como doentes mentais, com depressão ou alcoólatras, recebam tratamento adequado e sejam acompanhados.

Comentários

Notícias relacionadas