Programa “Saúde sem Tabaco” inicia reuniões terapêuticas em S. Bárbara


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), segue com os encontros do Programa “Saúde sem Tabaco”, com o objetivo de ajudar o fumante a abandonar o vício. Nesta segunda-feira (21) foi realizada a primeira reunião terapêutica.  Duas turmas são atendidas atualmente, com 15 integrantes cada. Os encontros são realizados no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

 

O programa “Saúde sem Tabaco” é composto por uma equipe multidisciplinar que oferece gratuitamente apoio médico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os interessados que se inscrevem nos grupos. Cada turma tem 11 encontros com sessões motivacionais, terapêuticas e de manutenção.

 

Em um primeiro momento, os grupos passam por acolhimento, quando são preenchidas as fichas individuais e aplicados testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante. São abordados os temas: dependência do tabaco, como ele age no organismo, seus malefícios, além de definição da forma como o grupo será conduzido. Na sequência são encaminhados para consulta médica e avaliação bucal para prosseguimento das atividades. O programa inclui fornecimento de medicação aos participantes que realmente decidirem parar de fumar após as orientações médicas e motivacionais.

 

Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a unidade de saúde mais próxima à residência. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) em São Paulo.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Notícias relacionadas