Programa “Saúde Sem Tabaco” finaliza grupo no CEO

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou nesta segunda-feira (14) mais um grupo do programa de cessação ao tabagismo “Saúde Sem Tabaco”. O encontro ocorreu no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e contou com confraternização, depoimentos e trocas de experiências entre profissionais envolvidos e participantes. A iniciativa é realizada pela Educação Permanente e do NES (Núcleo de Educação em Saúde).

 

A cuidadora Daniela Ana Pereira, 27 anos, avaliou sua participação no grupo. “Estou muito feliz, pois consegui atingir o meu objetivo de deixar de fumar. Por meio da participação no grupo, aprendemos que a saúde é o que temos de mais valioso, possibilitando ampliar nossa qualidade de vida e bem estar social”, comentou. Ela destacou o incentivo das pessoas como fator primordial para o sucesso da ação. “O apoio dos voluntários, amigos e familiares é fundamental. Sozinha com certeza não teria parado de fumar”, frisou.

 

Opinião semelhante foi demonstrada pela dona de casa Marisa Pacheco Delfino, 56 anos. “Comecei com 11 anos e fumei por 30. Consegui parar por 13 anos, mas acabei voltando a fumar, até entrar no grupo. Agora não me imagino voltando a fumar, o apoio das pessoas é realmente muito incentivador. Hoje posso dizer que estou feliz e não sinto mais necessidade alguma de fumar”, completou.

 

O programa tem coordenação do Dr. Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, composta por farmacêutico, assistente social, enfermeiro, dentista e psicólogo. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas