Santa Bárbara d´Oeste Saúde Variedades 

Programa “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara segue com reuniões de manutenção

Força de vontade para se manter distante do vício. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com os encontros do Programa “Saúde sem Tabaco”. A iniciativa gratuita realizou nesta segunda-feira (15) a segunda reunião de manutenção do atual grupo. Nesta etapa, os pacientes compartilham e avaliam a sua rotina já sem o cigarro. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

 

Antes de iniciar essa fase, os grupos passaram por acolhimento, quando foram aplicados testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante. Na sequência, eles foram encaminhados para consulta médica e avaliação bucal e posteriormente participaram das reuniões terapêuticas. As reuniões de manutenção seguirão pelas próximas duas semanas, quando o atual grupo será finalizado.

 

O Programa “Saúde sem Tabaco” tem coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, que oferece apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.

 

Em Santa Bárbara, os resultados obtidos por meio do Programa são extremamente satisfatórios, com mais da metade dos participantes abandonando o vício do cigarro. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

 

Comentários

Leia também...