26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa Novotec abre 400 vagas em Piracicaba

Compartilhe essa notícia!

Modalidade oferece ensino médio integrado ao técnico

O prefeito Barjas Negri participou na tarde de hoje, quinta-feira, 5/12, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, da cerimônia de apresentação do Programa Novotec Expresso aos municípios contemplados. O evento contou com a participação do vice-governador, Rodrigo Garcia. O programa Novotec conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba e oferecerá 400 vagas no município em duas modalidades – Integrado e Expresso – garantindo opções de cursos profissionalizantes aos estudantes das escolas estaduais do ensino médio. O Novotec é promovido pela Diretoria Regional de Ensino, Fatec Piracicaba, ETEC Fernando Febeliano da Costa e ETEC Dr. Ary de Camargo Pedroso

Os cursos serão oferecidos pelo Centro Paula Souza, que é reconhecido pela excelência nas ETECs e FATECs espalhadas pelo Estado. Os cursos têm conteúdo conectado com demandas do mercado de trabalho e vida fora da escola. Além de preparar o jovem para gerar sua própria renda, ajudam a tornar o ensino médio mais prático e interessante. As aulas serão realizadas no mesmo turno, dentro da escola estadual. Professores da rede irão ministrar as aulas segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e, os professores do Centro Paula Souza ficarão encarregados da parte técnica.

Serão oferecidas 160 vagas para o Novotec Integrado (cursos integrados às aulas e disciplinas do ensino médio), 40 vagas no curso de Administração na Escola Estadual Dr. João Guidotti (ministrados por professores da ETEC Fernando Febeliano da Costa), mais 40 vagas no mesmo curso na Escola Estadual do bairro Santo Antônio (ministrados por professores da ETEC Dr. Ary Carmargo Pedroso). A Fatec Piracicaba oferecerá 40 vagas para o curso Técnico em Química e mais 40 para o curso de Nutrição Dietética.

“O Novotec pode ser uma das possibilidades para dar mais sentido ao ensino médio que, no Brasil e no mundo, tem sido um desafio aos professores”, disse Fábio Negreiros, diretor regional de Ensino de Piracicaba.

Segundo o diretor da ETEC Fernando Febeliano da Costa, Klauber José Marcelli, o programa Novotec Integrado é muito bom e necessário para o Estado de São Paulo. “É uma oportunidade da Secretaria Estadual de Educação ofertar um ensino diferenciado, levando as ETEC´s até os bairros, possibilitando assim uma certa economia por parte dos alunos, aproveitando também as estruturas já existentes nas escolas estaduais”, enfatizou.

EXPRESSO – Já para o Novotec Expresso – modalidade de cursos presenciais de 200 horas/aula, que tem como objetivo expandir o acesso ao ensino profissionalizante para os alunos do ensino médio da rede estadual – Piracicaba terá 240 vagas. Na Fatec Piracicaba serão oferecidas 60 vagas para Auxiliar de Logística, 40 vagas para Atendente de Laboratório Químico.

Na Etec Dr. Ary de Camargo Pedroso, 20 vagas para Excel Aplicado a Administração, 20 vagas para Introdução à Robótica, 20 vagas para Suporte a Softwares a Gestão Empresarial. Já na Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso, 20 vagas para Auxiliar de Logística, 20 vagas para Excel Aplicado a Administração. Além disso, na Etec Fernando Febeliano da Costa serão 20 vagas para Ajudante de Laboratório Químico e 20 vagas para Introdução à Robótica. Todos esses cursos serão no período da tarde.

MATRÍCULAS – O processo de matrícula será realizado nas próximas semanas. Após a seleção, com os critérios estabelecidos, será confirmado o interesse com o estudante em realizar sua matrícula efetivamente nos cursos do Novotec Integrado, uma vez que já haviam manifestado interesse no período de rematrícula.

PROJETO PILOTO – Em Piracicaba, as escolas João Sampaio e Catarina Casale Padovani foram as primeiras escolas a testarem o Novotec Expresso, sendo considerada projeto piloto da Prefeitura de Piracicaba e o Governo do Estado de São Paulo, elas ofereceram o curso de Administração.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!