Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa antitabagismo da OJI PAPÉIS ESPECIAIS comemora um ano com resultados positivos

Redação 30 de maio de 2016 5 minutes read
  • Contém Suzano - YouTube

Mais de 45% dos profissionais inscritos abandonaram o vício do cigarro

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

A OJI PAPÉIS ESPECIAIS, pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos seus profissionais, realiza o programa “OJI 100% livre de tabaco” com o suporte do Instituto de Medicina e Segurança do Trabalho (Imtep). Em um ano, cerca de 45% dos profissionais inscritos no programa abandonaram o vício da nicotina.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos do cigarro e garantir mais saúde aos profissionais, a OJI tem oferecido desde 2015 um tratamento completo e gratuito aos interessados em parar de fumar. O programa conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiras. Além disso, a empresa também tem custeado todas as despesas com eventuais medicamentos necessários.

Para o gerente de Recursos Humanos e de HSMT – Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Neto Mello, o programa é uma consolidação dos valores da empresa, promovendo o desenvolvimento de seus funcionários não somente no âmbito do trabalho. “Esta foi uma oportunidade para que os profissionais cuidassem da saúde e do bem-estar, sendo eles nossa primeira preocupação. E os resultados mostraram que estamos no caminho certo”, ressalta Mello.

De acordo com a enfermeira do trabalho da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Tabata Campos, a ação iniciou após a empresa identificar que a maioria dos fumantes regulares desejava abandonar o vício. “Fizemos uma análise dos funcionários e identificamos que dos 40 profissionais que fumavam regularmente 30 gostariam de parar. Mesmo sendo um número baixo em relação ao nosso quadro de funcionários, a empresa entende que a dependência do cigarro é grave e que era necessária uma maneira de contribuir para a diminuição”, explica Tabata.

E os números realmente são animadores, entre os participantes, 45,83% profissionais abandonaram completamente o vício, 20,83% reduziram significativamente o consumo, 20,83% tiveram recaídas durante o processo e apenas 12,5% não pararam de fumar, porém se conscientizaram dos malefícios causados pelo cigarro.

A estruturação do programa conta com uma avaliação psicológica do funcionário para descobrir o grau de dependência do cigarro, uma avaliação médica para avaliar qual o medicamento necessário em cada caso, além do acompanhamento de uma nutricionista e reuniões periódicas com uma psicóloga.

Como forma de avançar com o projeto, após seis meses do início do programa antitabagismo, todos os pontos de fumo da empresa foram retirados, tornando a prática proibida nas dependências da companhia. Além de preservar a saúde dos profissionais, a atitude também minimiza os riscos de incêndio no interior da empresa.

 

Vício esquecido

Os companheiros de trabalho André Luis Ferreira de Souza Vieira, 41, assistente de TI e o técnico de impressora Odair Aguari Junior, 44, fazem parte do grupo de profissionais que abandonaram o vício, incentivados pelo programa “OJI 100% livre de tabaco”. Ambos afirmam que sem a iniciativa da empresa não seria possível abandonar o antigo hábito.

Junior conta que fumou durante 32 anos cerca de um maço e meio de cigarros por dia. “Não lembrava mais da minha vida sem o cigarro, comecei a fumar muito novo e, por isso, ninguém imaginaria que eu conseguiria parar. Se não fosse o incentivo da OJI que me apoiou e custeou meu tratamento, não sei se seria possível”, contou Junior. O técnico precisou fazer uso de medicamentos e adesivos liberadores de nicotina durante o tratamento.

Vieira, que fumou por 23 anos cerca de um maço por dia, diz que o apoio da empresa foi primordial para sua realização pessoal e, que após o abandono do vício há oito meses, já sente as melhorias em sua qualidade de vida. “Minha qualidade respiratória melhorou 100% após abandonar o cigarro, e não sei se seria possível sem o incentivo da OJI. Durante as reuniões nos fortalecíamos, o que dava coragem para continuar o tratamento sem recaídas”, afirmou.

O assistente de TI participou de todas as reuniões realizadas durante a campanha e fez o uso de adesivos liberadores de nicotina durante um mês.

 

OJI PAPÉIS ESPECIAIS – Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, é líder nacional do setor de Papéis Especiais, (Térmicos e Autocopiativos) e pioneira na fabricação de Papel Revestido on machine. O Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, atualmente conta com mais de 26 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em setembro de 2011 o grupo japonês assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba, iniciando suas operações no setor de papel no Brasil. A OJI PAPÉIS ESPECIAIS tem como princípios a proteção ao Meio Ambiente, a promoção da Cultura, a Geração de Trabalho e Renda e o incentivo ao Esporte.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Pesquisa revela perfil da indústria 4.0 no Brasil
Next: Bebeto denuncia descarte irregular de lixo hospitalar no aterro
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente