Procon de S. Bárbara orienta consumidores na compra de material escolar

O Procon de Santa Bárbara d’Oeste, vinculado à Secretaria de Administração e Fundação Procon–SP orienta os consumidores barbarenses sobre a compra de materiais escolares. De acordo com legislação federal, sancionada em novembro de 2013, escolas particulares e públicas estão proibidas de exigir a compra de materiais de uso coletivo, como folhas A4, colas, sabonetes e papel higiênico.

 

A atendente técnica, Erica Sant’ Anna Torres, explicou que é importante verificar quais os itens que restaram do período letivo anterior e avaliar a possibilidade de reaproveitá-los. “Em seguida, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos. Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. A pessoa deve evitar as compras de materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados”, disse.

 

Érica ressaltou ainda que algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades, portanto, sempre que possível, o consumidor deve reunir um grupo de consumidores e discutir sobre essa possibilidade com os estabelecimentos.  “Os pais devem procurar da troca de livros didáticos com pais que possuem filhos em idade escolar diferente, por ser uma alternativa mais econômica e ecológica”, frisou.

 

Para mais informações, o Procon de Santa Bárbara d’Oeste está localizado na Rua João Ridley Bufford, s/nº, Praça do Terminal de Ônibus. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3455-7345 ou e-mail procon@santabarbara.sp.gov.br.

 

Apoio: Fundação Procon-SP

Comentários

Notícias relacionadas