6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Principais doenças transmitidas por pulgas e carrapatos

Créditos: iStock

Compartilhe essa notícia!

Animais domésticos e até mesmo humanos podem sofrer com doenças transmitidas por esses parasitas; saiba mais

 

Pulgas e carrapatos são parasitas muito comuns e com ameaças graves à saúde de nossos pets. Tratam-se da categoria de ectoparasitas, animais que se hospedam sobre a pele de outros bichos.

Veja abaixo as principais doenças transmitidas por pulgas e carrapatos para pets como cães e gatos.

 

Dipilidiose

A dipilidiose pode afetar cães, gatos e até seres humanos. É uma doença parasitária: o cestoide (verme chato) Dipylidium caninum se hospeda no intestino delgado do hospedeiro, causando diarreia, anemia, dores abdominais, insônia, irritabilidade, perda de apetite e mais.

Esse verme passa toda a sua vida hospedado em seu hospedeiro definitivo, os que citamos acima, mas só é transmitido a eles através de pulgas. As pulgas, quando estão em sua fase larval, ingerem ovos do verme e os hospedam nesse estado. Depois, ao encontrarem um cão, por exemplo, elas transmitem o ovo do verme ao animal, que, por sua vez, será infectado e hospedará o verme.

 

Erliquiose

A erliquiose é conhecida como a doença do carrapato e se trata de um problema muito grave que pode levar o animal à morte. A causadora dessa doença é a bactéria Erlichia Canis, transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus. Ao picar um animal infectado pela doença, o carrapato se torna hospedeiro da bactéria. Assim, ao picar um animal saudável, ele transmite a bactéria, acometendo cães e gatos, por exemplo, dessa perigosa doença. A erliquiose, geralmente, acontece durante as estações mais quentes do ano, quando há condições favoráveis para a proliferação de carrapatos.

Entre os sintomas da doença, estão: febre, anorexia e secreções abundantes em nariz e olhos, por exemplo. Contudo, depois de a erliquiose estar em fase avançada, sintomas mais graves são apresentados, como: sangramento nasal, redução de células sanguíneas, anemia e hemorragias. Não sendo tratada, o animal pode vir a óbito.

 

Estresse

A coceira intensa causada por pulgas e carrapatos pode deixar o animal extremamente irritado, estressado e, muitas vezes, agressivo.

Ainda, animais com problemas neurológicos que não podem sofrer quadros de estresse podem intensificar ainda mais suas condições de saúde. A coceira intensa também pode fazer com que os bichinhos parem de se alimentar, não durmam bem e percam peso, o que prejudica sua saúde.

 

Dermatite por alergia à picada de pulgas

A dermatite por alergia à picada de pulgas (DAPP) é um tipo de doença dermatológica causada pelas picadas de pulgas. Animais como cães e gatos desenvolvem uma reação de hipersensibilidade, por causa da grande quantidade de substâncias alérgicas que há na saliva das pulgas. Nisso, há graves lesões na pele, além de dor, escoriações, estresse, queda de pelo e aspecto rugoso e grosso da pele.

 

Tratamento

Cada doença possui um diagnóstico e tratamentos únicos, que devem ser seguidos à risca pelo tutor dos animais.

No entanto, evitar pulgas e carrapatos é imprescindível. Medicamentos antipulgas e carrapatos, como Simparic, em formato de comprimidos ou mesmo aplicáveis na pele, são fundamentais para proteger os pets desse tipo de parasita. Além disso, o acompanhamento regular do animal com o médico veterinário garante a saúde e o diagnóstico precoce de problemas e doenças.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!