28 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Primeiro investimento: como começar a investir do zero?

Compartilhe essa notícia!

Três orientações imprescindíveis para o investidor que está começando e busca segurança nos investimentos

Embora pareça algo complexo, começar a investir pode ser uma boa forma de garantir o crescimento do patrimônio, o alcance de objetivos financeiros maiores, bem como assegurar geração de renda passiva. As etapas para começar a investir perpassam desde a definição do objetivo a ser alcançado até a finalidade do investimento e a averiguação de riscos.

 

No entanto, para começar a investir do zero, algumas dicas são essenciais para os iniciantes, afinal a jornada de investimento requer esforço e comprometimento por parte daqueles que pretendem começar a garantir a estabilidade financeira. Nesse sentido, pensar em um fundo de emergência ou orçamento destinado é apenas o primeiro passo para começar.

 

Fundo de emergência 

 

Um dos passos mais relevantes, antes mesmo de partir para o investimento, é a certificação de um fundo de emergência, que nada mais é que segurança financeira em caso de alguma eventualidade; o recomendado é que esse fundo seja equivalente a três ou seis meses de despesas básicas reais, e o valor precisa estar em uma conta de acesso fácil, de maneira a simplificar o resgate.

 

Perda de emprego, despesas inesperadas e problemas de saúde são adversidades que podem ocorrer a qualquer momento, por isso o fundo de emergência é essencial para suprir essa necessidade, abrindo espaço para que outros investimentos sejam feitos com mais segurança.

 

Orçamento de investimento

 

Uma vez feito o fundo de emergência, é hora de dedicar um orçamento específico para o investimento, com a segurança de que, caso alguma eventualidade aconteça, esse orçamento destinado especificamente para esse fim não será afetado de início. O valor designado mensalmente ou anualmente para o investimento precisa estar de acordo com a capacidade de flexibilidade financeira da pessoa ou família.

 

Isso significa que aspectos como investimento regular, risco possível, taxas e opções disponíveis das contas de investimento precisam ser levados em consideração. Aos iniciantes, indica-se começar com investimentos de baixo risco, aqueles cujas possibilidades de retorno são mais asseguradas. Recomenda-se também a diversificação, uma vez que vários ativos reduzem a possibilidade de perdas significativas.

 

Atualização constante

 

O mundo dos investimentos pode ser diverso e contar com várias possibilidades como ações, títulos, imóveis entre outras coisas, por isso é necessário sempre manter-se atualizado e entender quais os riscos e benefícios de cada investimento. Os recursos para atualizações são variados e podem ajudar até mesmo a compreender qual nível de risco o investidor novato está disposto a correr.

 

A estratégia precisa estar sempre de acordo com o perfil do indivíduo, diversificando-a quando necessário e compreendendo desde aspectos como jargões específicos, como mglu3, referente a participação acionária específica da Magazine Luiza S.A., conferindo aos acionistas direito a voto em assembleias, até aspectos mais complexos como flutuações do mercado financeiro.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!