Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Preparem-se pais: chegou a hora do seu filho ir para a escola

Redação 30 de janeiro de 2019 2 minutes read

O início da vida escolar é uma fase que pode ser dolorosa não só para os pequenos, mas também para os pais. Não pense que são só as crianças que precisam se adaptar à nova rotina, os adultos também necessitam de um tempo para se acostumar com a ideia. Apesar de difícil, é o início de uma fase muito importante para ambos.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Para mães e pais, o que mais pesa é a culpa. E não tem jeito, é quase impensável que os responsáveis por uma criança não carreguem um sentimento de que poderiam fazer mais por ela. Não conseguir passar mais tempo com os filhos é um dos principais motivos de angústia.

O sentimento pode ser agravado com essa nova fase. Alguns pais sentem que estão delegando os cuidados do filho a outras pessoas, o que pode influenciar na maneira como eles se relacionam com a criança. É aí que os mimos em excesso e a dificuldade em dizer ‘não’, por exemplo, vêm à tona.

É importante que os pais tenham em mente todos os benefícios que o contato com um novo mundo proporciona ao pequeno. A escola é um espaço de aprendizado não só do conteúdo pragmático, como leitura e escrita, mas também do desenvolvimento da independência e da capacidade crítica.

A criança precisa sair do seio familiar para aprender a enfrentar o mundo e é na escola que ela ganhará autoconfiança e começará a se perceber como indivíduo na sociedade. Além disso, por meio do contato com os colegas, ela irá experimentar sentimentos de amizade, compaixão e companheirismo por seus semelhantes.

Os pais devem evitar despedidas dramáticas, carregadas de emoção e choro na porta da escola. Procurem dar um tom de leveza ao momento para que a criança perceba que a sala de aula é um lugar bom. Mesmo que ela chore – e é normal que isso aconteça – segurem as pontas. Logo ela se acostumará com a nova rotina. Culpem-se menos e aproveitem com qualidade o tempo com os filhos.

 

*Kazuko Yamauchi é fundadora e diretora da Escola Roberto Norio (São Paulo – Paraíso) e possui mais de 40 anos de experiência em Educação Infantil.

 

Foto: divulgação

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Inclusão Financeira: como as Fintechs têm facilitado a bancarização dos brasileiros
Next: Acisb realiza ação de orientação a população na zona leste
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente