28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Sumaré intensifica ações de combate à dengue em bairros com mais casos suspeitos

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate à dengue em todo o Município. Os serviços de nebulização acontecem em bairros com mais casos suspeitos da doença. As ações de bloqueio com aplicação de inseticida aconteceram na manhã dessa quinta (05) no Jardim São Carlos. Amanhã (06) o “fumacê” continua no Jardim São Rocchi, Jardim Carlos Basso, Vila Guarani e Vila Maluf. No sábado (07), as equipes de Saúde darão continuidade ao trabalho na região central, das 8h ao meio dia. A ação contará também com a Tenda da Saúde na feira livre da Rebouças. Os moradores receberão orientações sobre a Dengue, Saúde da Mulher e aferição de pressão.

 

Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti seguem a todo vapor e esse bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da dengue. Porém, é imprescindível a população cuidar do quintal, eliminando os criadouros. De acordo com a Vigilância Sanitária, se não houver a colaboração dos moradores, as larvas do mosquito se desenvolvem, retomando todo o ciclo. Por isso, o apoio da população é fundamental.

 

“Não podemos descuidar, pois a Dengue mata! Em Sumaré, temos, inclusive, a Lei nº 5757/2015 que instituiu os ‘10 Minutos contra a Dengue’. Convocamos os sumareenses a reservarem 10 minutos do seu tempo uma vez por semana para se proteger do Aedes aegypti, eliminando os locais que possam servir de foco do mosquito”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

 

O Chefe do Executivo sumareense reforça ainda que é fundamental que a população receba as equipes e adote as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. “Somente juntos podemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, concluiu o prefeito.

 

Há, no entanto, algumas recomendações durante a aplicação de inseticida com bomba costal. É importante que os moradores abram portas e janelas, e protejam animais de estimação e pessoas com problemas respiratórios. Também é recomendado que os moradores não acompanhem o aplicador, pois a exposição direta com o inseticida pode causar mal-estar. Outra orientação é deixar o portão aberto para que o servidor em serviço tenha livre acesso ao imóvel.

 

Bom ressaltar que as ações de combate à Dengue no centro da cidade tiveram início no último sábado (29). As equipes das Unidades de Saúde do Maria Antonia, Nova Veneza, Vasconcelos, Veccon e CSII realizaram o trabalho, de busca ativa de pessoas suspeitas de Dengue, coleta de sorologia e realização de teste rápido, percorrendo a Avenida José Mancini e feira livre da Avenida Rebouças. Durante a ação os agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem visitaram 120 casas, na qual foram encontradas larvas, além de criadouros inservíveis. Na ocasião da ação, também foram identificados moradores com sintomas da doença. E a semana começou com forte atuação. Na segunda e terça, dias 02 e 03, respectivamente, o ‘fumacê’ aconteceu no Jardim Eldorado, e nessa quarta (04) no Jardim Marchissolo.

 

Até o momento Sumaré registrou 314 notificações de Dengue. Desse total, 136 casos são positivos e 25 estão sendo investigados. No ano passado foram 2.866 casos confirmados da doença.

 

10 minutos contra o Aedes

Que tal usar 10 minutos semanalmente para se proteger do Aedes aegypti? Essa campanha propõe ações semanais para limpar os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya, que vive e se reproduz dentro e ao redor das casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida – do ovo ao mosquito adulto – leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças. Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações:

* Mantenha a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada

* Remova folhas, galhos e tudo o que impede a água de correr pelas calhas

* Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje

* Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água

* Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas

* Troque a água e lave os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana

* Guarde as garrafas sempre de boca para baixo

* Descarte corretamente o lixo, principalmente os pneus inservíveis

* Não jogue lixo em terreno baldio.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!