fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeitura de S. Barbara promove Semana Especial da Mulher

Atividades gratuitas acontecem no Centro de Referência em Saúde da Mulher

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste promove, a partir desta segunda-feira (7), a “Semana Especial da Mulher”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A programação acontece no Centro de Referência em Saúde da Mulher. Serão atividades gratuitas voltadas para temas de interesse da mulher nas áreas de saúde, prevenção, além de artesanato e sorteios. A “Semana Especial da Mulher” é realizada pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher, em parceria com o NES (Núcleo de Educação e Saúde), vinculados à Secretaria da Saúde. As interessadas devem efetuar inscrição, pois as vagas são limitadas.

“O Dia Internacional da Mulher tem o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. A equipe da Saúde da Mulher pretende, por meio desse momento de acolhimento, informar, debater e elevar a auto-estima das mulheres”, declarou a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Raquel Zalaf. De acordo com ela, além do atendimento normal, haverá atividades que contam com a participação de fisioterapeuta e advogada e palestras de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, que preocupa, em especial, as gestantes.

Na segunda-feira (7), às 14 horas, o Centro de Referência em Saúde da Mulher oferece palestra sobre “Aedes aegypti e Ziva Vírus”, ministrado pelo Chefe de Controle de Endemias, Luiz Eduardo Chimello de Oliveira. As mulheres participantes receberão flores. Na terça-feira (8), às 7h30, a superintendente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Eliana Bueno, ministrará palestra “Estilo de Vida”, sobre práticas saudáveis no dia a dia com sorteio de brindes. Na quarta-feira (9), às 7h30, a fisioterapeuta Laís Peressim fará orientações sobre “Hábitos de Vida Saudáveis”, com café da manhã. Na quinta-feira (10), às 7h30, a advogada Germina Dottori explanará sobre “Mulher e Violência”, com sorteio de brindes. Já na sexta-feira (11), a programação se encerra com um momento criativo para as gestantes. A professora Dionéia Fronza oferece “Artesanato com Recicláveis”, com material fornecido pelo NES. Na sequência haverá roda de conversa sobre visita à maternidade.

As interessadas em participar das atividades devem se inscrever pelo telefone (19) 3454.1990. O Centro de Referência em Saúde da Mulher está localizado na Rua 15 de novembro, 1157, no Centro.

Caminhada

Neste sábado (5) a Prefeitura realiza, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, a “VI Caminhada pela Paz e Superação da Violência contra Mulher” com saída às 8h30 da Praça “Dona Carolina”, em frente ao Fórum. Para participar basta levar o vale-camiseta ou vestir-se de rosa, branco ou lilás. O percurso seguirá até a Praça “Coronel Luiz Alves” (Central) onde os participantes irão com transporte gratuito até o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Planalto do Sol II. No local haverá a “Tenda Maria da Penha” com oferecimento de serviços, como aferição de pressão, orientações sobre cuidados com a saúde, informações sobre garantia de direitos e brinquedos. As entidades assistenciais ABE (Associação de Beneficência e Educação) – Casa da Criança, Casa Abrigo de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Rede Feminina de Combate ao Câncer estarão comercializando artesanato e a renda será revertida em prol das ações das mesmas. Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, o objetivo da caminhada é trazer a questão dos direitos, avanços, desafios e empoderamento da mulher.

Comentários

Dennis Moraes