ter. jan 28th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeitura de Iracemápolis amplia atendimento bucal em visitas domiciliares

 


Visando aumentar o acesso da população e melhorar a atenção básica de saúde, a Prefeitura está incorporando a equipe de saúde bucal à estratégia de saúde da família. O atendimento agora será oferecido aos pacientes da USF Dr. Ângelo Arlindo Lobo e USF Angelina Massari Platinetti.

 

De acordo com a coordenadora de saúde bucal de Iracemápolis, Zuleica Meneghim, a medida, além de atender as diretrizes da Política Nacional de Saúde e aumentar a captação de recursos, trará um ganho muito importante para a população, pois possibilitará ao dentista a oportunidade de realizar visitas domiciliares. “É um ganho para a população, pois o dentista participando da equipe poderá atuar em casos de recém-nascidos, acamados, espaços sociais como asilos ou igrejas, além das escolas e creches”, informou.

 

A coordenadora também destacou a importância dos trabalhos em grupos, como o de pacientes com diabetes, onde poderá fazer uma orientação mais precisa, além de discussão do caso com a equipe e o acompanhamento domiciliar com as agentes de saúde.

 

A saúde bucal tem passado por profundas transformações nos últimos anos, desde que, em 2004, o Governo Federal implantou a Política Nacional de Saúde Bucal. A Prefeitura de Iracemápolis, acompanhando essas transformações, implementou diferentes estratégias para aumentar o acesso da população não somente ao atendimento clínico, mas principalmente ao atendimento especializado. “Podemos citar como exemplos dessa iniciativa a implantação de serviços especializados como endodontia (canal), tratamento periodontal (gengiva) e prótese total, entre outros. Essas ações proporcionaram um importante acesso da população a serviços especializados de qualidade e de alto custo para a população”, destacou.

 

Comentários

Dennis Moraes