fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeitura de Americana promove ação “Por uma Cidade mais Limpa”


Atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente

 

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Guarda Municipal (GAMA), Associação Comercial e Industrial (ACIA) e Sincomércio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista), inicia nesta quarta-feira (20/5), às 9 horas, a ação “Por uma Cidade mais Limpa”, na área central da cidade. A atividade, que faz parte da Semana do Meio Ambiente de Americana, visa coibir a propaganda irregular, principalmente em postes, e combater a poluição visual na cidade.

 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Adriano Camargo Neves, a ação consistirá na limpeza e pintura de 80 postes da região central, com afixação de selos educativos. “É uma ação educativa para a conscientização dos comerciantes e da população sobre a importância de denunciar a afixação irregular de publicidade em postes da região central, evitando a polução visual, Vamos deixar tudo limpo e com nova pintura para iniciarmos este trabalho, mas precisamos contar com o apoio de todos para que a ação tenha êxito”, explicou.

 

Para combater a poluição visual, 321 guardas municipais, além de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, receberam instruções na segunda e terça-feiras, dias 18 e 19, sobre a Lei 4584/2007, e vão reforçar o monitoramento na cidade para coibir a afixação de placas, cartazes, banners em vias públicas, calçadas, áreas públicas, praças e postes. Além das multas previstas, será solicitada a reparação dos danos aos infratores. A ACIA e o Sincomércio patrocinaram a tinta e a confecção dos selos educativos.

 

O trabalho “Por uma Cidade mais Limpa” deverá se estender até o dia 30 de maio (sábado), quando será realizada a “Ação Consciência Verde Rosa para uma Cidade mais Limpa!”, envolvendo a participação de mulheres empreendedoras para a conscientização e incentivo à reciclagem de materiais. Às 9h30, haverá entrega de material educativo e cronograma da coleta seletiva municipal, e aula de zumba, entre outras atividades.

 

As atividades da Semana do Meio Ambiente de Americana prosseguem no dia 31 de maio (domingo), a partir de 8h30, no Parque Ecológico, com ações de conscientização ao público sobre a importância da preservação do meio ambiente, através de projetos e atividades educativas. Estão programadas exposição de trabalhos dos cursos de Engenharia Ambiental e Pedagogia da UNISAL, e cantinho da leitura sustentável, até às 12 horas. Serão promovidas visitas monitoradas à cozinha, recintos dos animais e ao viveiro de mudas no Jardim Botânico. E, às 10h30, será realizada aula de zumba com crianças.

 

Mais atividades serão realizadas no mês de junho. Confira o cronograma:

 

– Dia 1º de junho (segunda-feira)

– das 14 às 15 horas e das 15h15 às 16h15: no SENAC, palestras com Sérgio Ornink, com o tema “O despertar da consciência ambiental” para os alunos do SENAC

– plantio de mudas pelos alunos, no SENAC

 

– das 17 às 20 horas: exposição de produtos orgânicos e caminhada com zumba, no Jardim Botânico.

– das 17h30 às 20 horas: sessões de massoterapia por alunos do SENAC, no Jardim Botânico

– das 18h30 às 20 horas: hidratação das mãos por alunas do SENAC, no Botânico

 

Dia 2 de junho (terça-feira)

 

– das 10 às 15 horas: Inspeção Veicular gratuita em parceria com a empresa UMICORE, avenida Brasil, próximo a rádio Vox 90

– 20 horas: Workshop “Qualidade do Ar”, na FATEC

 

Dia 3 de junho (quarta-feira)

 

– Lançamento do Programa “Saúde e Consciência Ambiental” de economia de recursos naturais e reuso na Secretaria de Saúde

– das 10h30 às 12 horas: palestra “Água é Vida”n na escola ETEC Polivalente

– 14h30: entrega de material educativo e palestra “Árvore é Vida”, na escola CCPA.

– 19h30: filme “A Lei da Água” e roda de debate sobre a água.

 

Dia 5 de junho (sexta-feira) – 1º Sarau Sementinhas

 

– A partir das 18 horas: Dia Mundial do Meio Ambiente – Arte e Natureza.

– Local: Praça Manoel Françoso, Jardim Brasília.

 

Dia 6 de junho (sábado) – Festa Junina Ecológica

 

– A partir das 18 horas: Festa Junina Ecológica com venda de produtos típicos – Local: Praça Manoel Françoso, Jardim Brasília.

 

Comentários

Dennis Moraes