Prefeito Omar Najar discute criação de hospital público regional para animais em Nova Odessa


O prefeito de Americana Omar Najar participou, na manhã desta sexta-feira (3/7), na Prefeitura de Nova Odessa, de reunião com o deputado estadual Feliciano Filho, dedicado à causa animal, e prefeitos da região para discutir a criação de um Hospital Público Regional para Animais, em área do Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa. Uma carta de intenções será enviada ao governador Geraldo Alckmin para viabilizar a destinação do local.

 

“Acho importante os municípios se unirem para discutir o assunto, pois trata-se de saúde pública a questão deste tipo de atendimento aos animais. Estamos apoiando esta causa, o projeto do deputado Feliciano é louvável e esperamos garantir a área para que o serviço seja implantado. Sugeri que o hospital também atenda animais de grande porte”, disse o prefeito de Americana.

 

Segundo o deputado, a proposta é formalizar a criação de um consórcio intermunicipal entre os municípios de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré e Hortolândia para a implantação do hospital de animais, numa área que seria cedida pelo IZ de Nova Odessa. “Vamos agilizar o pedido da área, já existe o espaço físico, um local que funcionava um matadouro antigamente, que precisa ser reformado. Vou pleitear recursos para equipamentos e o custeio do serviço seria dos municípios”, explicou Feliciano Filho.

 

Para ele, a questão é de saúde pública, meio ambiente e dos municípios, pois a população de animais vem crescendo. “Se não houver uma ação efetiva, em 20 anos haverá mais cães e gatos do que gente e os governos enfrentarão uma situação gravíssima, que é a questão da saúde pública’, alerta o deputado.

 

A unidade de atendimento veterinário vai contar com programa de castração e identificação de animais, consultas, atendimento veterinário nas áreas de oncologia, ortopedia, oftalmologia, prevenção de doenças, esterilização. A criação do hospital de animais será inédita e referência no país.

 

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill, disse que pretende implantar no espaço um Centro de Zoonoses.  A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, sugeriu que haja um planejamento de custos para que os municípios possam viabilizar os custos e o projeto. E o prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, disse que também apoia o projeto. Também participou do encontro o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara, Cleber Campeiro, representando o prefeito Denis Andia.

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas