Prefeito Denis Andia quer parceria entre Consimares e Estado no tratamento de resíduos

Consimares 09 - imprensaO Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) poderá firmar uma parceria com a Secretaria Estadual de Energia para o desenvolvimento de um projeto para o tratamento e manejo de resíduos sólidos. A proposta surgiu durante a palestra ministrada pelo secretário José Aníbal, sobre “Perspectivas para o tratamento de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo”, na reunião do Consórcio realizada nesta sexta-feira (30), em Nova Odessa, sede da entidade.

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e atual presidente do Consimares, disse que a possibilidade de parceria vem de encontro às ações do Consórcio na busca de uma solução para o descarte de resíduos sólidos. “Nossa região deseja ser modelo para todo o país no tratamento dos resíduos. Os investimentos para uma ação regionalizada como pretendemos através do Consórcio demanda um alto investimento, o qual buscamos junto ao Governo do Estado, assim como um amplo debate técnico sobre o assunto”, disse.

Durante a palestra, o secretário de Energia, José Aníbal, ressaltou aos participantes que o processamento dos resíduos sólidos é a maneira mais eficaz e econômica para resolver o problema, já que a partir de 2014 não será mais permitida a instalação de novos aterros sanitários, e incentivou os administradores a enfrentar esse desafio. Aníbal elogiou o esforço dos municípios na busca de uma solução e se mostrou disposto a colaborar na elaboração do projeto e na busca de recursos.

“Os municípios que fazem parte do Consócio revelaram um desejo firme de encontrar uma solução já para o processamento do resíduo sólido urbano. Eles estão com firme propósito, os gestores municipais, de encontrar na Secretaria uma parceira, uma interlocução, pra gente poder formatar um projeto, definir uma tecnologia e buscar o financiamento. Eu achei isso muito positivo, muito próprio de administradores que querem resolver o problema e por isso mesmo vou disponibilizar todas as condições que tem a Secretaria para fazer essa modelagem rapidamente, definir a tecnologia que será utilizada e buscar financiamento no plano estadual e federal”, disse.

Mais de 80 pessoas compareceram ao evento, incluindo vereadores, secretários, técnicos e autoridades de municípios que englobam a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O Consimares é formado pelos municípios de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, cujo objetivo principal é buscar alternativas para a destinação final dos resíduos sólidos produzidos por essas cidades.

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura SBO

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta