Prefeito Denis Andia participa da apresentação técnica do Via Rápida Empresa

Sistema implantado no município permite abertura de empresas em até 24 horas

 

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, participou nesta quarta-feira (16) da apresentação técnica do sistema Via Rápida Empresa, evento realizado no Salão Nobre da Secretaria de Educação e que reuniu representantes da Administração Municipal e de escritórios de contabilidade. A partir de 1º de janeiro de 2015, a abertura de empresas na cidade será realizada exclusivamente utilizando-se da plataforma do programa do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de proporcionar maior rapidez entre a abertura e o primeiro faturamento da empresa.

 

Com o programa, a abertura em 70% dos segmentos já pode ser realizada em apenas um dia útil. Este prazo foi possível em virtude da integração de diversos setores da Prefeitura, do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, com adaptação de legislações municipais, treinamentos de servidores e intercâmbio com outros municípios onde o Via Rápida já está em funcionamento.

 

Para Denis Andia, a implantação do sistema Via Rápida Empresa em Santa Bárbara d’Oeste é um avanço significativo para a economia do município. “Este é mais um avanço que temos em nossa cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além das negociações para a vinda de novos empreendimentos para Santa Bárbara, tem atuado em questões relacionadas a abertura de empresas, emissão de notas fiscais, entre outros trâmites importantes para que a economia do município seja impulsionada”, disse. “Vale ressaltar a participação de diversos setores da Prefeitura, como a Secretaria de Planejamento, a Divisão de Fiscalização de Obras e Posturas. Todos estiveram muito empenhados em proporcionar mais essa ferramenta aos escritórios de contabilidade e empreendedores”, acrescentou o prefeito.

 

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito, ressaltou que a utilização do sistema Via Rápida acarretará em uma significativa mudança de cultura. “Estamos mudando procedimentos, deixando os trâmites para uma abertura de empresa mais rápido e eficaz. Desde abril, quando iniciamos a utilização do programa em nossa cidade, capacitamos funcionários e adequamos legislações para que a abertura de empresas fosse realizada da forma mais rápida possível”, comentou. “Há um grande esforço da Administração Municipal em rever procedimentos e condutas para melhor atender a demanda da abertura de empresas no município”, completou a secretária de Planejamento, Ângela Maringoni Soeiro.

 

A apresentação técnica do sistema foi do consultor Fábio Rinaldi Manzano. Participaram ainda do evento o chefe da Divisão de FOP, Edson Roberto Bragaglia, e o presidente da Associação dos Contabilistas de Santa Bárbara d’Oeste, Luís Carlos Monaro.

 

Foto: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas