Prefeito Denis Andia entrega nova Praça do Jardim São Francisco

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, entregou oficialmente nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a nova Praça “Augusto Toledo – Seu Augustinho”, espaço localizado entre as ruas Tupis, Carajás e Tupinambás, no Jardim São Francisco. A cerimônia contou com autoridades locais, população em geral e a família do homenageado Augusto Toledo. O espaço foi recuperado e revitalizado pela Administração Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços, configurando-se em uma nova área de lazer e convivência para a população.

Em seu discurso, o chefe do Executivo ressaltou que a população barbarense conta com um novo espaço para as famílias, além de uma nova fase de investimentos para a cidade. “Depois de uma espera de 30 anos, os moradores do São Francisco e demais bairros do entorno, podem realizar um grande sonho. Hoje estamos entregando aos barbarenses um local iluminado e seguro. Agradeço em realizar o sonho de vocês por meio do nosso trabalho. Hoje, arrisco dizer, é a entrada mais bonita da nossa cidade. Vamos ver Santa Bárbara mais pujante e viva onde as pessoas terão mais oportunidade de trabalho, saúde e educação”, comentou Denis. “É uma honra entregar esse local totalmente reestruturado. É importante que os moradores cuidem da Praça com zelo e carinho. Esse espaço é de vocês”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

A filha do homenageado “Seu Augustinho”, Dulcinea de Toledo, estava emocionada na cerimônia de entrega e agradeceu ao empenho da Prefeitura. “Estou muito feliz com a entrega dessa Praça. A bisneta do Seu Augustinho, meu pai, já brinca nesse espaço. Ele viveu no bairro mais de 44 anos e faz seis anos que ele faleceu. Tenho certeza que ele está muito contente. Agradeço ao prefeito Denis Andia e todas as pessoas presentes. É muito gratificante ver a Praça com o nome do meu pai que tanto amou Santa Bárbara”, falou.

Conforme projeto executado por máquinas e servidores da Prefeitura, a nova praça conta com pista de caminhada em torno dos equipamentos com comprimento de 425 metros, playground, quadra de areia, bicicletário, piso em concreto para prática de skate, bebedouro, rampas de acessibilidade nos passeios, quadra de areia, academia ao ar livre e nova iluminação em uma área de mais de 16 mil metros quadrados, que recebeu também os serviços de plantio de árvores e paisagismo.

A Praça “Augusto Toledo” integra o pacote de 15 projetos preparados pela Prefeitura para a construção de praças ou recuperação de áreas públicas com o objetivo de proporcionar à população novos espaços de lazer. Paralelo a isso, a Administração Municipal segue com as intervenções em pontos como a Praça “Geraldo Scarazatti”, no Parque Olaria, Parque Infantil “Tom Leite”, no Jardim Esmeralda, Parque dos Jacarandás, no Mollon, entre outros pontos.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e secretário de Esportes, Anízio Tavares da Silva, os secretários Cleber Canteiro (Meio Ambiente), Hamilton Cavichiolli (Obras e Serviços), Maria Cristina da Silva (Promoção Social), Rodrigo Maiello (Governo), Eide Froner (Cultura e Turismo), Miguel Brito (Desenvolvimento Econômico), Ângela Soeiro (Planejamento), Tânia Mara da Silva (Educação), Laersib Andia (Administração), José Eduardo Rodella (Controle Geral), Rômulo Gobbi (Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e Márcia Petrini Della Piazza (Negócios Jurídicos), o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, o comandante da Guarda Civil Municipal, Nilton Lopes, e diretor da ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara), Roberto Bonamin, além da moradora do bairro, Angelina Defavari e a filha do homenageado “Seu Augustinho”, Dulcinea de Toledo.

Histórico

Augusto Toledo “Seu Augustinho”, nasceu em Santa Bárbara d´Oeste no dia 30 de agosto de 1915, filho de Manoel de Toledo e Maria Joaquina de Castro Toledo. Foi educado e criado na extinta Usina Azanha (antiga Usina Galvão) e teve 08 irmãos, todos nascidos em território barbarense. Desde muito jovem começou a trabalhar e ajudar os pais nas tarefas rurais. Pela sua dedicação e seu esforço, foi convidado para trabalhar junto aos empregados da “Casa Grande” onde residiam os proprietários da Usina. Permaneceu por longos anos desempenhando diversas atividades, já que era muito estimado pelos antigos patrões.

Aos 27 anos casou-se com Maria Alves do Amaral e teve sete filhos. Tão logo os filhos cresceram, ‘Seu Augustinho’ resolve mudar-se para a área urbana da cidade, vindo a construir sua morada no Jardim São Francisco, sendo assim o primeiro morador do bairro. Ao longo dos anos, ‘Seu Augustinho’ desempenhou inúmeras atividades, como o plantio e a confecção artesanal de vassouras. Voluntariamente trabalhou por muitos anos como cobrador do dízimo para a antiga Capela do Bom Jesus, hoje conhecida como Paróquia do senhor Bom Jesus.

Augusto Toledo veio a falecer em 22 de março de 2007, deixando os filhos Marina, Daniel, Gilberto, Débora, Gamaliel (in memorian), Eugênia e Dulcinéia, além de netos, bisnetos e familiares.

Fotos: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas