DAE e Meio Ambiente promovem ações conjuntas com os lava a jato

Atuando com ações de fiscalização e orientação quanto à conscientização da economia de água e preservação do meio ambiente, diante da crise hídrica que atinge todo o Estado, o DAE (Departamento de Água e Esgoto), em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, intensificou as visitas aos estabelecimentos que realizam lavagem de veículos, os chamados lava a jato. Os locais previamente cadastrados serão vistoriados por fiscais e agentes técnicos dos dois órgãos.

Segundo o Diretor Superintendente do DAE, Rafael Piovezan, as ações já se iniciaram e serão incrementadas. “É fundamental o trabalho conjunto entre os entes da administração. Esse reforço no combate ao desperdício de água é uma luta que toda a administração do Prefeito Denis Andia tem enfrentado. No DAE, já havíamos conversado com os fiscais e com todos os responsáveis pelas ações de combate ao desperdício, e agora com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, tenho certeza que atenderemos de maneira mais intensa e melhor a população”, disse.

Sobre a importância das ações, o secretário de Meio Ambiente, Cleber Luis Canteiro, mencionou as medidas propostas pela secretaria. “O objetivo é tornar a atividade mais racional possível no uso da água, propondo o reuso, como na escolha por materiais biodegradáveis, menos poluentes e na correta destinação dos resíduos gerados. Com isso, pretendemos fazer com que os locais utilizem menos recursos naturais, colaborem com a coleta seletiva e diminuam a geração dos seus resíduos. Essa ação vinha sendo debatida internamente na secretaria e foi colocada em prática devido ao grande período sem chuvas pelo qual estamos passando. Agora ficou ainda mais evidente a dependência que temos de água, por isso temos a preocupação de que a água tratada pelo DAE não seja desperdiçada com atividades que podem ser desenvolvidas com águas menos nobres, como é o caso dos lava a jato”.

As ações tiveram início na segunda quinzena do mês passado e todos os 47 lava a jato, registrados no Setor de Cadastro de Atividade da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste serão visitados.

Comentários

Notícias relacionadas