19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeito de Nova Odessa recebe conselheiras tutelares para debater melhorias no órgão

Compartilhe essa notícia!

Leitinho ouviu série de pedidos das cinco integrantes e estuda “mutirão” na sede do Conselho Tutelar

 

As cinco conselheiras tutelares de Nova Odessa apresentaram pessoalmente ao prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, em uma reunião no Paço realizada na terça-feira (09/02), uma série de solicitações e sugestões de melhorias na sede do órgão, visando aprimorar o trabalho de proteção às crianças e adolescentes da cidade sujeitos a situações de risco ou negligência.

Participaram as conselheiras Thais da Silva Pinto Martins (coordenadora do órgão), Elizabeth Dias de Oliveira Barilon, Marli das Graças Lima Rocha, Patrícia de Fátima Fortunato e Maria dos Santos Santana. Pela gestão municipal, estiveram presentes o chefe de Gabinete, coronel Carlos Fanti, e a secretária municipal de Administração Edimara Urel.

Entre as reivindicações, está a revitalização geral do prédio municipal que funciona como sede do Conselho, no Jardim São Jorge e que sofre com infiltrações e rachaduras em função da falta de manutenção preventiva ao longo dos últimos anos. Elas também pediram a troca do mobiliário e a cessão de um servidor ou estagiário para ajudar no trabalho burocrático do Conselho – entre outras demandas.

O prefeito se comprometeu a analisar rapidamente todos os pedidos – no caso da sede, possivelmente através de um mutirão semelhante ao que acaba de ser finalizado na Delegacia do Município, com apoio de servidores, voluntários e comerciantes da cidade.


Também deve ser estudada uma nova sede para o órgão, em localização mais central na cidade, mas para um segundo momento.
O Conselho tem uma função essencial na nossa sociedade, pois é ele que recebe e acompanha os casos de crianças ou adolescentes que estejam com seus direitos ameaçados ou violados. O conselheiro tutelar pode inclusive recorrer à Justiça para que o órgão responsável pela situação de negligência ou a família tomem as devidas providências”, lembrou Leitinho.

A reunião foi uma ótima oportunidade para sermos ouvidas, porque tínhamos muitas demandas reprimidas no Conselho. É um prazer conversar com o prefeito Leitinho. Desde que a nova administração municipal assumiu, temos sido bem atendidas pelos secretários. Nós também estamos sempre à disposição para ajudar a cidade através do nosso trabalho em defesa das crianças e adolescentes”, comentou a conselheira Thais.

A atual composição do Conselho Tutelar tomou posse no dia 10 de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Todo o processo de candidatura, eleição e posse, bem como o acompanhamento do próprio trabalho das conselheiras, é feito de forma autônoma pelo CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente) de Nova Odessa.

Criados em 1990 pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), os conselhos tutelares têm a tarefa de garantir os direitos da população de até 17 anos. A atuação do órgão ocorre diante de uma situação de ameaça ou de violação dos direitos, com o objetivo de proteger a criança ou o adolescente que está em situação de vulnerabilidade. O conselho não é responsável por atender diretamente as necessidades crianças mas, sim, atuar para que os órgãos responsáveis realizem o atendimento.

No Brasil, após a aprovação do Estatuto, crianças e adolescentes foram reconhecidos como sujeitos de direitos, isto é, pessoas em desenvolvimento a serem protegidas pela família, pelo Estado e pela sociedade, como um todo. Entre estes direitos a serem atendidos com prioridade absoluta estão os de ter acesso à escola e à educação, à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade. E entre os órgãos responsáveis por fazer valer o que diz a lei, na garantia desses direitos fundamentais, está o Conselho Tutelar.

Segundo o artigo 131 do ECA, ele é o “órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”. Para denúncias, o telefone do órgão é o (19) 3476 5063, e o e-mail, o ctutelar@novaodessa.sp.gov.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!