RMC 

Prefeito de Hortolândia pede agilidade na execução de obras do Corredor Metropolitano

Meira se reuniu com secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, nesta terça-feira (16/02)

 

O prefeito Antonio Meira se reuniu, nesta terça-feira (16/02), com o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido. No encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, Meira pediu agilidade e mais recursos na realização das obras Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Bileo Soares”, em Hortolândia. O secretário de Obras e Planejamento Urbano, Ronaldo Reis, também participou da reunião.

“O secretário afirmou que dará uma atenção especial para esta obra. Pedimos alocação de mais recursos visando aumentar o ritmo do cronograma de obras. Nós já fizemos a Ponte da Integração, que ligará as regiões Leste e Oeste da cidade, o principal investimento da Prefeitura para viabilizar o Corredor. Hortolândia está crescendo e precisamos desta melhoria”, afirmou o prefeito.

OBRAS

Em fevereiro de 2015, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) iniciou a implantação na avenida Olívio Franceschini, onde o Estado implanta uma Estação de Transferência de Passageiros no Parque dos Pinheiros.

Em dezembro, outro trecho de obras na avenida Olívio Franceschini foi iniciado, no cruzamento com a avenida da Emancipação. No local, a empresa implanta uma parada de ônibus, ao lado do Supermercado Unimais, chamada “Parada Emancipação”, e na duplicação da rua José João da Silva, no Jardim Santa Rita de Cássia, trecho que faz parte do traçado do Corredor. Ambas as obras já obtiveram licenciamento ambiental.

As obras restantes compreendem a construção de outra estação de Transferência no Parque Peron, um Terminal no Jardim Terras de Santo Antonio, prolongamento do traçado do Corredor nos sentidos Sumaré e Campinas e a construção de mais cinco pontos de parada ao longo deste trecho, além do que já está em obras.

A Prefeitura é parceria da EMTU na execução do Corredor Metropolitano, tendo colaborado com sugestões ao projeto do traçado, realização de desapropriação de áreas, acompanhamento da questão ambiental, além da construção da Ponte da Integração, estrutura erguida pela Administração Municipal para interligar as regiões Leste e Oeste da cidade e por onde passará a via expressa de ônibus.

A finalização deste traçado proporcionará a ligação viária entre as cidades da região, facilitando o transporte intermunicipal, principalmente para quem utiliza ônibus. Um corredor exclusivo para as linhas de transporte coletivo urbano e interurbano seguirá desde Americana, passando por Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Hortolândia até chegar a Campinas. A medida agilizará o tempo de percurso e encurtará o caminho entre as cidades.

MOBILIDADE URBANA

As obras de mobilidade urbana e sistema viário são prioridades do governo Meira. Com a reestruturação do sistema viário, o governo municipal quer garantir trânsito mais eficiente e seguro, capaz de atender às necessidades da cidade pelos próximos 30 anos. Para isso, são abertas novas ruas e avenidas, pontes e viadutos são construídos, além dos investimentos realizados na recuperação de trechos, com recapeamento, pavimentação e sinalização de diversas vias. Assim, motoristas encontram ruas com tráfego ágil e eficiente, além de os pedestres terem mais segurança.

 

Prefeitura Municipal de Hortolândia

Comentários

Leia também...