24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Praça Central recebe espetáculo Tareias neste sábado

A Praça Coronel Luiz Alves (Central) recebe neste sábado (12), às 11 horas, o espetáculo Tareias, do Grupo Redimunho, por meio do Circuito Cultural Paulista.  A peça envolve cerca de 30 artistas num trabalho que explora a geografia da cidade e aborda temas como a violência contra a mulher e direito do cidadão. A montagem é mais um passo do coletivo paulista rumo à construção de uma dramaturgia inspirada na obra de João Guimarães Rosa (1908-1967) e que propõe um diálogo permanente com o espaço teatral.

 

Tareias é um espetáculo recortado, dividido em cenas, que individualizam uma situação mais genérica da condição humana e da vida feminina na metrópole. Uma trupe andante de personagens fabulescos é quem abre os caminhos para lugares normalmente fechados à população e transpõe a metáfora do rompimento dos cadeados da cidade mesclando o espaço urbano entre cenas que revelam situações de violência contra a mulher.

 

Sinopse:

 

Do Sertão que no passado virou mar e hoje se abre em vales, escadas e ladeiras, surgem várias mulheres – todas ”Maria” – que, como Diadorim, são sujeitos ocultos de grandes obras. A mulher que ousou desafiar o diabo; a menina escorraçada do ventre da mãe e parida no berço da cidade; a retirante que sai do Crato (no Ceará) e chega a uma grande cidade em busca de um sonho; a portuguesa que assassinou o marido violento, plantador de batatas; a esposa do presidiário que saiu para visita-lo e nunca mais voltou; a faxineira de rua esquecida e invisível ao mundo, que consegue limpar tudo quanto é sujeira, mas é incapaz de limpar o próprio nome. Tareias é um trabalho de fragmentos ligeiros que tenta se sobrepor a uma lógica dramatúrgica e se arrisca a desvendar a cidade com uma sequência de cenas que beiram o universo depoimental.

 

SERVIÇO

Dia 12 de Abril, 11 horas

Espetáculo Tareias do Grupo Redimunho

Praça Coronel Luiz Alves (Central)

Informações: 3464-9424

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...