Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Porque o governo quer a nova CPMF

Redação 24 de setembro de 2020 2 minutes read

Por Cássio Faeddo

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Não é verdadeira a assertiva de que o governo queira um imposto sobre transações digitais apenas porque quer aliviar a folha de pagamento das empresas sobre as contribuições do INSS.
O governo quer esse imposto porque a cada dia derrete mais e mais as contribuições para a previdência social.

Em um país com quase 14 milhões de desempregados e mais de 40% de informais, simplesmente as contribuições para o INSS desaparecem.
Mas não é só. A base salarial de quem recolhe para o INSS é muito baixa. O salário mínimo hoje é de parcos 200 dólares para quem é registrado em carteira.
É sabido que após os 40 anos muitos trabalhadores não encontram novos postos de trabalho. Permanecem como autônomos, fazem “bicos “ e com isso deixam de recolher a cara cota previdenciária mensal.

Nessa situação logo perdem a condição de segurado prevista no artigo 15 da Lei 8.213/91, Regime Geral da Previdência.
Ou seja, a situação das contribuições para a previdência não é nada boa.

Um imposto fora da folha de pagamento parece ser uma solução tentadora para o governo. Para a sociedade um imposto perverso, em cascata e recessivo.
O que o país necessita é inserir-se em processo industrial do sistema produtivo mundial, deixando de ser apenas exportador de commodities.
Vender carne, frango, soja e minérios pode ser bom para o fluxo de reservas em dólar, mas além de concentrar renda na mão de poucos, não gera benefícios sociais amplos.
Sem folha de pagamentos não haverá solução para as contas da previdência ao longo dos anos.

 

Sobre Cassio Faeddo: Advogado. Mestre em Direitos Fundamentais, MBA em Relações Internacionais – FGV SP

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Nova Odessa ultrapassa marca de 800 infectados pelo novo coronavírus
Next: Em nova atualização, Santa Bárbara d´Oeste registra mais 01 novo caso de coronavirus
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente