Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Por que o RH é tão essencial em um negócio?

Todo negócio quer fechar o seu balanço mensal com números positivos. Para isso, é preciso um processo completo de associação entre os diversos setores da sua empresa, como as campanhas de marketing, que afetam as ações da área de vendas.

 

A relação entre esses dois setores é mais clara, destacando uma parceria que, mesmo com atividades diferentes, trabalha para a conquista de bons números de clientes atingidos, que convertem esse contato em algum tipo de consumo.

 

Além disso, com a união dessas duas áreas, é possível destacar também as ações do setor de atendimento, atuando no processo de pós-venda, solucionando possíveis problemas relacionados à compra, agindo assim com o intuito de fidelizar esses clientes.

 

Todos esses departamentos, além de muitos outros não citados, são importantes para que uma companhia que trabalhe com o serviço de licenciamento ambiental consiga entregar um trabalho de qualidade que destaca o nome da empresa para o mercado.

 

Por trás de todos esses setores focados no público externo, existe uma área que age como o elemento de união dos departamentos de uma empresa, reconhecendo a importância de se trabalhar a relação com os seus colaboradores internos.

 

E o setor responsável por destacar o lado humano da empresa adota justamente essa função ao seu nome, sendo conhecido como os recursos humanos.

Qual é o papel do RH em uma empresa?

O RH (Recursos Humanos) é encarregado de lidar com todas as atividades relacionadas a preservação da sua equipe de trabalho, independente de sua área. Atuando em todos os períodos da jornada compartilhada entre o colaborador e a empresa.

 

É como se o RH atuasse como um médico familiar, acompanhando esse colaborador durante toda a sua vida ao lado de uma companhia, começando pela contratação e terminando no processo de fim de contrato.

 

O setor de recursos humanos de uma empresa que trabalhe com serviços como aluguel caçamba estacionária, além de produtos essenciais para a retirada de entulhos, precisa selecionar profissionais aptos para esses trabalhos de grande porte.

 

Todo esse ofício de contratação dos empregados é responsabilidade do RH, da seleção dos currículos ao processo de entrevistas, mas em geral as atividades dos recursos humanos são muito mais diversas, com o setor lidando também com:

 

  • Treinamento dos colaboradores contratados;
  • Avaliação de desempenho;
  • Planos de benefícios;
  • Registro de faltas e atestados médicos;
  • Controle de folgas e férias;
  • Aumentos salariais e cargos;
  • Saúde dos profissionais.

 

Um conjunto de responsabilidades necessárias não apenas para a contratação de novos colaboradores, mas também para mantê-los ligados à sua companhia.

Mantendo profissionais capacitados em sua empresa

É óbvio que o interesse de toda companhia é garantir que essa despedida entre o colaborador e a empresa ocorra somente após o cumprimento total de uma relação de trabalho entre ambos os envolvidos.

 

Como no caso de uma companhia que lide com a destinação de resíduos industriais para empresas do setor fabril. Ao contar com um colaborador capacitado, o empreendedor se sente seguro em relação aos trabalhos realizados em sua companhia.

 

Mas assim como existe uma competição pelo público consumidor, o meio empresarial também lida com uma forte concorrência por talentos internos, com diferentes empresas disputando a conquista de profissionais qualificados para trabalhar em sua companhia.

 

O setor de RH tem uma grande importância nesse processo, oferecendo aos colaboradores todo tipo possível de privilégio ou benefícios que tornem a sua empresa em um lugar confortável para a sua equipe, conquistando a sua força de trabalho.

 

Lembrando que, apresentar um ambiente agradável de se trabalhar não apenas garante a permanência de um profissional, como impulsiona a qualidade dos seus serviços. Até porque as suas preocupações passam a ser unicamente as do trabalho.

 

Dessa forma, é função do RH comprar cordão de cracha personalizado preço acessível, após um colaborador perder ou danificar o seu cartão de identificação. Cabe ao RH entregar um novo, após ser informado sobre o ocorrido.

 

Parece uma questão trivial, mas essas pequenas preocupações do cotidiano são capazes de tirar a atenção do profissional, que poderia realizar um trabalho muito melhor qualificado ao ter uma concentração maior em seus serviços.

 

Além de assegurar os direitos do trabalhador, o setor de RH pode recomendar para os departamentos superiores a adoção de ações que favoreçam o bem-estar da equipe de trabalho.

 

Entre elas, a implementação de um horário de descanso diferenciado para cada setor, ou com a compra de uma máquina vending café expresso capuccino chocolate quente

 

Diferentes intervenções que só podem ser definidas ao se conhecer bem os interesses e as necessidades da sua equipe interna, algo pelo qual a área de recursos humanos é responsável por descobrir, agindo como o elo entre os profissionais e a empresa.

O suporte do RH ao outros setores

O RH é um departamento tão essencial para o progresso de uma empresa justamente por agir como um setor de contato entre as mais diferentes áreas de um negócio, abrangendo no seu conjunto de atividades funções importantes para diferentes áreas.

 

Um colaborador do setor de vendas, por exemplo, recebeu um aumento salarial, baseado nos bons índices que vem trazendo à companhia. O mesmo aconteceu com alguém da área de comunicação, assim como um profissional da limpeza precisou tirar férias.

 

Mesmo sendo situações sem nenhuma correlação entre si, o controle de todas elas é primordial para que uma empresa monte a sua escala de presença ou índice mensal de gastos internos, tudo a ser definido com apoio do RH.

 

Voltando ao negócio de descarte de resíduos para empresas, essa companhia lida com condições que exigem um completo preparo e segurança dos seus colaboradores. Os recursos humanos também age nesse sentido, conferindo a documentação da equipe.

 

Os problemas de saúde, a realização frequente de exames e o uso de equipamentos de segurança são apenas uns entre os diversos diagnósticos que precisam ser feitos com frequência, para se assegurar que a sua equipe apresenta condições de trabalho.

 

Porém, se engana quem acha que a função do RH é puramente burocrática, lidando com contratos e documentos, a famosa papelada. Uma das funções dos recursos humanos é justamente resgatar o lado humano de uma companhia.

Humanizando as relações de trabalho

Por anos o mundo corporativo tinha como regra ter um ambiente completamente profissional, porém em um sentido negativo.

 

Os escritórios fechados, sem nenhuma comunicação entre diferentes equipes, tornavam o lugar de trabalho em um ambiente opressivo, capaz de prejudicar a própria qualidade do serviço ali realizado.

 

Por mais que essa ainda seja a realidade de algumas empresas, não é esse o conceito abordado em grandes conglomerados de tecnologia, que apostam em um ambiente descontraído para os seus colaboradores atuarem.

 

Ter o contato de um programa pizzaria delivery, para a entrega de pizzas para os funcionários no final do expediente semanal, é uma realidade viável para essas novas companhias.

 

Dessa forma, tornar o ambiente de trabalho em lugar humano não se faz apenas com a implementação de atividades recreativas, apesar delas serem importantes para conquistar o relaxamento dos seus profissionais.

 

Uma empresa de gestão humana precisa se preocupar com a saúde dos seus colaboradores, o bem-estar emocional da sua equipe, entre outras atividades que carecem de atenção por parte da companhia.

 

As questões a serem diariamente tratadas pelos recursos humanos, que deve se preocupar com as condições físicas e mentais dos colaboradores contratados, o que vai levar a um melhor trabalho a ser realizado por eles.

 

Ao mesmo tempo que também vale pesquisar por onde comprar de mudas exoticas, para garantir que o ambiente interno tenha uma decoração convidativa e interessante não apenas para o público externo, mas também para os ativos internos.

 

O público consumidor se importa cada vez mais com esse processo de humanização das marcas, e para se certificar que o seu negócio tem condições de adotar essa imagem, é preciso começar a se modificar por dentro.

 

Por isso, o setor de RH é tão importante, independente do setor de atuação da sua companhia.

 

Essa relação pode ter ficado clara para empresas de tecnologia, ou qualquer uma que trabalhe com conceitos mais informais, como produtores de conteúdo e veículos midiáticos, diante os exemplos citados no decorrer do texto.

 

Contudo, as ações do departamento de recursos humanos são importantes para todo tipo de serviço, pois mesmo não tendo o lado burocrático como a sua única função, essa não deixa de ser uma atividade essencial a ser realizada por esse setor.

 

Uma empresa de construção precisa se adequar a diversas normas de segurança, assim como um time de futebol precisa se manter alerta sobre a saúde dos seus atletas. Tanto na construtora como no clube esportivo, o setor de RH realizará funções semelhantes.

 

Garantindo a segurança dos profissionais, por meio do estabelecimento de normas e atribuições a serem seguidas em relação a eles.

 

De certa forma, é como se o RH fosse responsável por manter o coração da sua empresa batendo. Uma analogia adequada quando se pensa no processo de humanização das corporações empresariais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.